Na manhã deste domingo, 14 de julho, quando acontecia o penúltimo dia da 46ª Vaquejada de Juazeiro do Norte, festa tradicional da região, um homem identificado como ELOSMAR FRANCO DE BARROS, 23 anos, arrastou carros e motos e deixou várias pessoas feridas utilizando uma retroescavadeira, arrebentou vários veículos entre carros e motocicletas que estavam estacionadas e em circulação pelo local.
Um dos veículos, pertencete a pessoa de Daniel Oliveira, que estava com a família dentro do veículo, ficou com os pneus para cima e vários outros danificados pela máquina, ficando vários pedaços de alguns veículo espalhados pelo local. O Senhor Daniel, disse a imprensa “Não esperou e resolveu passar por cima dos carros. Ele colidiu com os seis que estavam na minha frente. Só deu tempo do pessoal que estava dentro do meu carro (esposa, irmão, cunhado) saírem do carro“, detalhou.
Durante a ação dasatrosa do homem que aparentava está sob efeito alcoólico e descontrolado, várias pessoas arremessaram pedras contra a máquiana, mesmo assim ele continuava na destruição dos veículos, até que foi parado, rendido e preso após policiais chegarem ao local e tendo que disparar contra a máquina para que o homem saísse e se rendesse. ELOSMAR FRANCO foi preso sob protestos de populares que pretendiam fazer justiça com as próprias mãos.
Em nota, a Polícia Militar disse que ELOSMAR FRANCO DE BARROS estava em estado de embriaguez, atestado por meio de exame da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Ele conduziu uma retroescavadeira “para abrir passagem” no trânsito que estava congestionado na saída do estacionamento da vaquejada, na rua Paizinho Sabiá.
Uma das vítimas foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com suspeita de fratura no pé. Pelo menos sete carros e uma motocicleta foram atingidos.
Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte respondeu que ELOSMAR FRANCO DE BARROS é funcionário da empresa GR Máquinas, que presta serviços para o município. “O dono da empresa GR Máquinas já foi notificado para que seja tomada as devidas providências.”.
O suspeito ELOSMAR FRANCO e as vítimas da ação foram apresentados na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi feito autuação com base no artigo 163 do Código Penal e artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.