Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai extinguir 29 zonas eleitorais em Pernambuco, Ipubí na lista

Em 60 dias, Pernambuco vai deixar de ter 151 zonas eleitorais para contar com apenas 122. A mudança foi anunciada nesta quarta-feira (16), com a entrega de um estudo comandado pelo Grupo de Trabalho de Rezoneamento, formado por servidores experientes da casa. Neles foram observados a evolução do eleitorado, índice de desenvolvimento humano e volume de processos nos cartórios eleitorais a fim de diminuir abstenções e claro reduzir custos.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Carlos Figueiredo, detalha o que foi observado antes de definir as mudanças. De acordo com estimativa do TRE-PE, R$ 4,176 milhões serão economizados por ano, só com gratificações de servidores, a exemplo juízes e promotores dos cartórios, aluguel e manutenção.

Saiba quais zonas foram extintas clicando aqui.

No Grande Recife, desde de junho deste ano, três zonas eleitorais foram extintas em Goiana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes sem prejuízo ao eleitor, que permanecerá com mesmo número de eleitor e local de votação. Com mais 26 municípios do interior se adequando a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorrerá o mesmo, garante o desembargador Luiz Carlos Figueiredo, Ipubí está inclído na lista dos municípios que terão zonas extintas, de acordo com o quadro no link acima.

Com a decisão de exclusão ou remanejamento de cartórios eleitorais das cidades, a população não sofrerá prejuízos de deslocamentos já que postos de atendimento do TRE serão mantidos.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/TRE-PE