A cidade de Trindade, no Sertão de Pernambuco, está recebendo a “Operação Força no Foco”. A ação, realizada em parceira entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, tem como objetivo solucionar inquéritos de homicídios, roubos e estupro no município.
A operação entrou em vigor na manhã desta quarta-feira, dia 4 de outubro. “Policiais estão em Trindade para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. Da Polícia Civil, estão envolvidos delegados e agentes da Delegacia Seccional de Araripina e da Delegacia de Trindade”, informou a nota da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
Através do 7º Batalhão da PM, estão sendo feitas abordagens a veículos, especialmente motos, para coibir a prática de crimes. Um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) está dando apoio a operação, sobrevoa as áreas-alvo.
O Corpo de Bombeiros, com apoio da PM, está realizando a Operação Bar Seguro, que visa fiscalizar bares, restaurantes e outras casas que reúnam público. Os bombeiros verificam se os estabelecimentos estão em dia com licenças e alvarás, se estão vulneráveis a explosão ou choque elétrico e se os ambientes permitem uma rápida saída das pessoas, em caso de incêndio ou outra situação de risco.
Para reforçar e apoiar o policiamento a Força no Foco conta com o apoio de um helicóptero, uma delegacia móvel na praça da matriz e várias viaturas, a operação vai durar dois dias 4 e 5 de outubro e os resultados obtidos serão apresentados no final da tarde de quinta feira dia 5.
Segundo o escrivão de Policia Civil de Pernambuco, André Rodrigues, a operação Força no Foco é uma resposta do governo de Pernambuco a violência em Trindade, assim como em todas as cidades do estado. Ainda segundo ele, foram realizadas várias ouvidas e somente nesta quinta-feira, dia 5 deverá ter um balanço sobre o decorrer da Operação.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/24ª DESEC/Portal do Araripe/Images PC e O Povo com a Notícia