Nove pessoas morreram e 44 ficaram feridas durante o feriadão de 12 de outubro nas estradas federais que cortam Pernambuco. Os dados foram divulgados, na manhã desta segunda-feira, dia 16 de outubro, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que registrou 75 acidentes, entre quarta-feira, dia 11 e domingo, dia 15.
De acordo com o balanço corporação, não é possível fazer comparativo com a ‘Operação 12 de Outubro de 2106’. A data de celebração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil, caiu no meio da semana.
O acidente mais grave ocorreu no sábado, dia 14, em Garanhuns, no Agreste. Na BR- 423, um carro de passeio invadiu a contramão bateu em uma carreta, deixando dois mortos e três feridos.
Durante cinco dias, foram fiscalizadas 2.583 pessoas e 2.792 veículos. A PRF emitiu 1.715 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro: 65 pelo não uso do cinto de segurança, 56 por ultrapassagens em local proibido, 14 pela falta da cadeirinha para crianças e seis pela ausência do capacete.
Além disso, foram registradas 1.442 imagens de radar por excesso de velocidade. Para coibir a alcoolemia, foram realizados 1.403 testes com o bafômetro. Os agentes autuaram 40 pessoas e prenderam três motoristas que estavam sob efeito de álcool. A prisão ocorre quando o índice verificado no aparelho é superior a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
Durante a operação também foram recolhidos 119 veículos irregulares, 144 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 38 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).
O enfrentamento à criminalidade, por sua vez, registrou a prisão de quatro pessoas por crimes como adulteração de veículo automotor, furto/roubo de veículos e com mandado de prisão em aberto.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/G1