Neste final de semana, foi realizado uma operação conjunta com o efetivo do GATI, ROCAMambos da 1° CIPM e NIS II (Núcleo de Inteligência do Sertão), onde através da troca de informações chegaram a identificar os autores de um furto ocorrido no Fórum de Belém de São Francisco na quarta-feira, dia 18 de julho.
Inicialmente foram abordados os envolvidos Carlos Daniel dos Santos Silva, Francileu Francisco dos Santos e João Hélder de Sá Cruz Fonseca, que na ocasião o primeiro relacionado se desfez de um cigarro de maconha que assumiu está se deslocando para fazer o uso da referida droga juntamente com os outros envolvidos.
Sobre a existência de materiais ilícitos guardados em suas casas, Carlos Daniel assumiu possuir algumas munições de calibre 12, logo o efetivo fez deslocamento até sua residência encontrando as munições escondidas em um guarda-roupas.
Acerca da aquisição do material, Carlos Daniel informou que, ele e João Hélder arrombaram uma janela do Fórum e subtraíram os materiais relacionados.
Ao ser questionado sobre onde estavam guardados os outros materiais, ele guiou os PMs a cerca de 600 metros do local inicial da abordagem e removendo uma tampa de ferro de uma caixa de esgoto indicou o lugar exato onde estavam diversos materiais incluindo munições de calibre permitido e restrito, além de placas balísticas.
No mesmo buraco foram encontrados os vestimentos camuflados, que remetem com exatidão as roupas descritas por pessoas vítimas de assaltos na BR estradas vicinais da região.
Durante as diligências foi encontrado Francileu que é apontado como participante da receptação e que recentemente havia praticado um latrocínio na cidade de Belém do São Francisco.
JOÃO HELDER DE SÁ CRUZ FONSECA, foi preso há cerca de 15 dias na cidade de Recife acusado de integrar uma quadrilha que pratica homicídio na cidade de Floresta e região, segundo informações do NIS II.
Ainda de acordo com a PM, JOÃO HELDER DE SÁ CRUZ FONSECA veio até a cidade de Belém do São Francisco para realizar a compra de munições juntamente com Carlos Daniel, valendo ressaltar que todos os envolvidos mostram-se que estavam em comunhão de desígnios para práticas delituosos. Segue abaixo a relação dos materiais apreendido:
25 munições calibre 12 marca CBC
36 munições calibre 45 MRP;