O empresário Deusmar Queirós, fundador da rede de farmácias Pague Menos, foi preso sob acusação de crime contra o sistema financeiro nacional.
Ele apresentou-se à Polícia Federal na noite deste sábado, dia 9 de setembro, cumprindo ordem da juíza da 12ª Vara da Justiça Federal do Ceará, Cíntia Brunetta.
Deusmar já tinha sido condenado em primeira instância em 2012 e em segunda instância em 2013 a uma pena 9 anos e dois meses de prisão e pagamento de multa de 2.500 salários mínimos.
O início da execução da pena foi requerido pelo Ministério Público Federal e deferido pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça.
Após entregar-se na superintendência da Polícia Federal, o empresário foi encaminhado para unidade prisional Irmã Imelda, em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza.
Deusmar foi denunciado pela Procuradoria da República no Ceará por crime contra o sistema financeiro por meio da Renda Corretora de Valores, empresa de sua propriedade.
Segundo a Procuradoria, entre os anos de 2001 e 2006, a empresa atuou no mercado de valores mobiliários sem registro junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
A Pague Menos é uma das maiores redes de farmácias do país, com 1.110 lojas em 354 cidades e forte atuação na região Nordeste, inclusive com uma das farmácias instalada em Ouricuri. A companhia tem cerca de 23 mil funcionários e teve um faturamento de R$ 6,3 bilhões em 2017.
Em nota, os escritórios Rocha, Marinho e Sales Advogados e Marcelo Leal Advogados Associados, responsáveis pela defesa do empresário, afirmam que a ação ainda está em curso e a condenação não é definitiva:”A defesa continua acreditando na Justiça e na sua absolvição”.
A Pague Menos informou que o processo não tem relação com a rede de farmácias e que a decisão judicial em nada afeta as operações da empresa. Também disse que todas as informações sobre o processo foram prestadas de maneira transparente pela empresa.
A empresa também informou que Mário Henrique Alves de Queirós, filho de Deusmar Queirós, foi nomeado para o cargo de presidente do Conselho de Administração no lugar do pai.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Foto:Midia News Campo Grande