Depois de 51 dias de campanha eleitoral oficial, o país se prepara para o primeiro turno no domingo (7) e as últimas pesquisas eleitorais desta fase serão divulgadas, com destaque para o Ibope e o Datafolha.
Na sondagem mais recente do Datafolha, de 4 de outubro, Bolsonaro passou de 32% para 35%, enquanto isso, Haddad segue na segunda posição, com 22% das intenções, contra 21% no último levantamento. O Datafolha também fez o levantamento considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os eleitores que vão votar em braco ou anular, além dos indecisos. Neste caso, Bolsonaro aparece com 39% e o petista tem 25% dos votos válidos.
Em simulação de segundo turno, Bolsonaro está numericamente à frente de Haddad, 44% contra 43%, mas empatado tecnicamente. Já contra Alckmin, também há empate, mas com o deputado atrás nos números, enquanto contra Ciro Gomes, o candidato do PSL perde por 6 pontos. Em um eventual segundo turno entre PT e PSDB, os dois candidatos estão empatados no limite da margem de erro, com o tucano na frente.
A última pesquisa Ibope, divulgada em 3 de outubro, apontou que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) oscilou de 31% para 32% da preferência do eleitorado, enquanto o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) oscilou de 21% para 23% das intenções de voto. A pesquisa ainda apontou que, em confronto no segundo turno, os candidatos apareciam tecnicamente empatados, com 43% para o petista e 41% para o deputado.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Magno Martins/O Estadão