O Datafolha divulgou na noite desta quinta-feira sua mais recente pesquisa de intenção de voto para presidência da República. A distância entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caiu de 18 para 12 pontos em uma semana. Vamos aos números:
Jair Bolsonaro: 56%
Fernando Haddad: 44%
Na última pesquisa a diferença era de 59% para 41%. Tanto a queda de Bolsonaro como a subida de Haddad se deram dentro da margem de erro que é de dois pontos para mais ou para menos. Neste levantamento, o Datafolha ouviu 9.173 eleitores em 341 cidades. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e foi realizada na quarta (24) e na quinta (25).
O Datafolha desta quinta-feira representa a mais expressiva mudança na curva de intenções de voto desde o começo do segundo turno. A candidatura de Jair Bolsonaro passa por um momento de turbulência após o escândalo do caixa 2 do WhatsApp.
Datafolha: Doria e França empatados tecnicamente
Haddad diz que pode ter bom resultado eleitoral se não houver avalanche de notícias falsas
Senador nega apoio a Bolsonaro por ele ter defendido mandante de assassinato de sua mãe
A Folha de S. Paulo publicou reportagem que dá indícios de que empresários estariam pagando disparos em massa de mensagens contra o PT. Além do suposto crime eleitoral, a campanha do capitão da reserva também foi abalada por declarações de seu filho, Eduardo Bolsonaro sobre fechar o Supremo Tribunal Federal.
Em votos totais, Bolsonaro tem 48%, ante 38% de Haddad e 6% de indecisos. A maior subida do petista ocorreu na região norte onde ele ganhou sete pontos. Entre os mais jovens (16 a 24 anos), Haddad viu sua intenção de voto subir de 39% para 45%. O registro deste levantamento do Datafolha no TSE é: SP‐02453/2018.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Datafolha – Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Montagem: Getty Images