O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), 63 anos, foi preso por volta das 6 horas da manhã desta quinta-feira, dia 29 de novembro em operação da PF (Polícia Federal) dentro do Palácio das Laranjeiras, sede do governo fluminense.
A ordem de prisão preventiva partiu do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Pezão é acusado pela força-tarefa da Operação Lava-Jato de receber mesada de R$ 150 mil quando era vice do ex-governador do Rio Sérgio Cabral.
Pezão chegou à sede da PF na capital fluminense às 7 horas e 50 minutos. O vice-governador do Rio, Francisco Dornelles (PP), assumirá o governo do estado segundo a assessoria de imprensa do Palácio Guanabara. Dornelles já havia assumido o cargo em 2016, quando Pezão se afastou do cargo para tratar um câncer.
Pezão foi vice-governador do Rio na gestão Sérgio Cabral (MDB) entre 2007 e 2014. Cabral está preso desde novembro de 2016, condenado a mais de 180 anos de prisão. A Operação Lava Jato atribui ao ex-governador o comando de um esquema milionário de corrupção e propinas.
A Operação da manhã desta quinta-feira foi batizada de Boca de Lobo e foi baseada na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro de Cabral.
De acordo com a Polícia Federal, Segundo a PF, a Operação Boca de Lobo investiga os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva, cometidos pela alta cúpula da administração do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Busca e apreensão
A Polícia Federal também realiza ações de busca e apreensão no prédio do governador e também há agentes no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, e no Palácio Laranjeiras, residência oficial. Os policiais estão também na casa de Pezão em Piraí, no Vale do Paraíba, na região sul fluminense.
Há ainda mandados contra o ex-secretário de Obras do estado do Rio Hudson Braga e dois homens apontados como operadores de um complexo esquema de segurança. As operações começaram por volta das 6 horas da manhã envolvendo pelo menos três viaturas e helicópteros que sobrevoaram a região.
Terceiro governador preso
Pezão é o terceiro governador do Rio de Janeiro preso e o primeiro em cumprimento do mandato. Os ex-governadores Anthony Garotinho e Sérgio Cabral também foram detidos. Anteriormente, ainda foram presos o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (MDB) e vários parlamentares da Casa.
Além do mandado de prisão contra Pezão, foram expedidos outros oito mandados de prisão preventiva:
José Iran Peixoto Júnior, secretário de Obras
Affonso Henriques Monnerat Alves Da Cruz, secretário de Governo
Luiz Carlos Vidal Barroso, servidor da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico
Marcelo Santos Amorim, sobrinho do governador Cláudio Fernandes Vidal, sócio da J.R.O Pavimentação
Luiz Alberto Gomes Gonçalves, sócio da J.R.O Pavimentação
Luis Fernando Craveiro De Amorim, sócio da High Control Luis
César Augusto Craveiro De Amorim, sócio da High Control Luis
César Augusto Craveiro De Amorim, sócio da High Control Luis
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/colaboração da Uol