O ano de 2018, foi o menos violento dos últimos anos no Sertão araripeano. O número de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI’s (homicídios) na região que é composta por dez municípios, diminuiu quase pela metade comparando 2018 os dois anos anteriores. No ano passado foram 67, em 2017 foram 116 homicídios registrados, enquanto que em 2016, o número chegou a 121.
Como em outras regiões do Estado, a maioria dos crimes é motivada pelo tráfico de drogas. Segundo a delegada Katiana Muniz Alencar Leite, da 24ª DESE – Polícia Civil, a diminuição na quantidade de homicídios no ano de 2018, se deve à questão da intensificação ao combate ao tráfico de drogas, tentando desaparelhar grupos organizados que atuam nas principais cidades da região, especialmente Araripina, Ouricuri e Trindade.
Cerca de 70% das vítimas são pessoas que têm vínculo com o tráfico de drogas, entre traficantes e usuários e os outros 30% são de crimes vinculados ao consumo de álcool. Discussões de vizinho, brigas de casal e mortes causadas por ciúmes e motivos banais.
A Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), estipulou uma meta de 72 homicídios para a região, mas apesar do trabalho incansável das Polícias Militar e Civil, desde 2013 essa meta não era alcançada no Sertão do Araripe.
Em 2017, as cidades mais violentas foram, Araripina 25, Ouricuri 17, Trindade com 09 homicídios, Ipubi 05, Moreilândia 03 e Bodocó 02. O município de Granito foi o mais tranqüilo da região, não registrando homicídios no período.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Roberto Gonçalves/Polícia Civil PE