Encerrou-se neste domingo, 27 a tradicional “festa de janeiro, a partir desse ano de 2019, “Festival de Janeiro” em Ouricuri, mudança que não foi só no nome, pois notoriamente modificações foram feitas, na estrutura e formato do pátio de evento, desmembramento da localização para as apresentações artísticas e outra mudança rústica que chamou a atenção dos profissionais da imprensa ouricuriense, o não credenciamento da imprensa local para cobrir as festividades. Fato que costumeiramente ocorria e todos os anos.
Vale salientar que toda a imprensa de Ouricuri e região foi convidada para acompanhar o lançamento oficial da festa e conseqüentemente fazer a divulgação de forma gratuita para elevar o nível da festa dentro e fora do município.
O mais impressionante é que a organização da festa, ou festival, ignorou a imprensa local e esse ano deixou de mais uma vez convidar as emissoras de rádios, sites e blogs para credenciamento e cobertura do festival de janeiro.
Não sabemos o motivo, teria sido esquecimento? Falta de tempo? Falta de necessidade de divulgação, falta de recursos para fornecer ao menos um camrarim com água e lanches para os profissionais da imprensa? Ou desinteresse para com esses profissionais?
Em contato com amigos de site, blogs e emissoras de rádio da cidade, como Edy Vieira, Elismar Rodrigues, Márcio Batista, Cariri Filho, Bruno Moraes, dentre outros que disseram não ter havido nenhuma reunião para credenciamento da imprensa para exercer seu papel no evento.
Um dos profissionais que esteve na festa, nos informou que um dos assessores de comunicação do município estava levando consigo no pátio de eventos, várias credenciais destinadas à imprensa, porém, os profissionais procurados tanto da imprensa escrita ou falada, para comentar sobre o assunto, afirmaram não ter havido convite pra reunião de credenciamento.
As emissoras da cidade não foram contratadas ou ao menos convidadas para realizar a cobertura da festa, exceto a rádio Liberal de Ipubi e segundo informes, uma emissora do Ceará foi contratada para cobrir o evento, enquanto que emissoras chegaram a manter contato com a organização para cobrir a festa, quando foi orientada a procurar um produtor de Juazeiro do Norte, não sabemos o que tem a ver, uma vez que a festa é realizada pelo município.
Os sites e blogs também foram ignorados não sendo ao menos contatctados para participar do festival, pelo que se observa, houve um verdadeiro desprezo com esses profissionais que em sua maioria nada publicaram e alguns foram ao evento apenas como meros expectadores.
Entendemos então que não houve consideração ou necessidade que a imprensa local divulgasse os eventos promovidos pelo município de Ouricuri, em especial, o “ Festival e Janeiro 2019”.
Deixamos aqui o espaço para que a organização, a coordenação de comunicação ou a assessoria de comunicação utilize esse mesmo espaço e dê sua versão sobre esses fatos.
No mesmo dia o prefeito e sua equipe chegaram às dependências da rádio Grande Serra querendo utilizar o espaço do programa Tribuna Livre, no qual comentamos esse assunto, porém não foi possível devido a demanda programada do jornal e a exaltação de ânimos, tendo então após o término do noticioso, uma reunião na sede da emissora entre o prefeito, o coordenador de cultura e de comunicação, com a participação de Cariri Filho, Emanoel Cordeiro e o diretor presidente do Sistema Grande Serra de Comunicação, Jose Carlos da Silva, onde após mais de uma hora de conversas, os ânimos se contiveram e entrando em consenso, ficou agendado para o dia seguinte a entrevista com o prefeito e o coordenador de cultura Cesar Milton para esclarecimentos dos fatos divulgados, (inclusive sobre denuncias de ouvintes), a repercussão e o entendimento, além da explicação de público pelo gestor municipal que também destacou a importância e o sucesso do festival de Janeiro.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro