PARNAMIRIM COMEMORA 110 ANOS DE EMANCIPAÇÃO NESTE DIA 1 DE JULHO

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, Parnamirim, no Sertão Central do Estado de Pernambuco, comemora 110 anos de Emancipação Política e Administrativa. Para celebrar a data a câmara de vereadores realizou uma sessão solene, oportunidade em que foi entregue o Titulo de Cidadão Parnamirinense a Aurivalter Cordeiro, Superintendente da 3ª SR/Codevasf. Também foi entregue Medalhas de Honra ao Mérito a varias personalidades, entre eles ex-vereadores que participaram da Elaboração da Lei Orgânica Municipal.

Na sessão esteve presente além dos vereadores, o Prefeito do Município, Tacio Pontes, o Vice-Prefeito, Nivaldo Mendes, o vereador da cidade de Terra Nova, Eduardo Calou Filho e o Ex-Prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Jetro Gomes.

Como alguns dos homenageados já são falecidos, parentes próximos se fizeram presente para receber a Medalha. Estiveram presentes os familiares do ex-vereador Dezinho Sampaio e dos compositores dos hinos de Parnamirim e da padroeira da cidade.

A cidade fica a 570 Km do Recife, cortada pela Ferrovia Transnordestina, tem como principal fonte de renda a criação de caprinos e ovinos. Atualmente é administrada pelo prefeito Tácio Pontes, o vice prefeito do município é o Professor Nivaldo Mendes. O poder legislativo do município é composto por 11 vereadores.

História

Parnamirim surgiu do Saco do Martinho, fazenda de criação de gado, de propriedade do tenente-coronel Martinho da Costa Agra, que construiu, em sua fazenda, uma capela dedicada a Nossa Senhora de Santana, dando origem ao povoado. A história da cidade está intimamente ligada ao ciclo da pecuária.

Em 25 de maio de 1870, foi elevada a distrito, passando a chamar-se Santana do Saco. Neste município, surgiu a Freguesia da Leopoldina, que, desmembrada de Santana do Saco, foi elevada a município em 1º de julho de 1909. Em 31 de dezembro de 1943, a Freguesia da Leopoldina passou a chamar-se Parnamirim.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/Didi Galvão/Roberto Gonçalves

Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram