O município de Santa Filomena iniciou desde a última segunda-feira (08), as oficinas temáticas no âmbito do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o SEBRAE/PE. Para a formação pedagógica, que é direcionada aos docentes do 1º ao 9º ano, foi designado o instrutor Jorge Roseno, que já atua no município através do projeto empreender e Acolher no Araripe, na área de desenvolvimento do Turismo. O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.
O projeto é realizado pelo SEBRAE através da parceria com a prefeitura local. Em regime de colaboração. Os docentes estão recebendo as diretrizes pedagógicas do projeto para aplicação nas turmas de suas respectivas unidades escolares. Santa Filomena está sendo a primeira cidade do Estado a receber a metodologia JEPP.
O JEPP
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
Como funciona
A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:
1º ano: O mundo das ervas aromáticas
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
2º ano: Temperos naturais
Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.
3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
4º ano: Locadora de produtos
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
5º ano: Sabores de cores
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
6º ano: Ecopapelaria
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
7º ano: Artesanato sustentável
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
8º ano: Empreendedorismo social
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
9º ano: Novas ideias, grandes negócios
Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.
Da redação do Blog do Emanoel Cordeiro / Por Humberto Lacerda