Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram

COMUNIDADE DO CAPIM GROSSO EM OURICURI COMEMORA SANTA MARGARIDA MARIA DE ALACOQUE

Como acontece tradicionalmente na comunidade católica do sitio Capim Grosso em Ouricuri, a festa alusiva a Santa Margarida Maria de Alacoque, desde o dia 07 de outubro e prosseguirá até o dia 16.

Confira a programação de hoje, dia 09

19h00: Novena.
19h30: Celebração.
Celebrante: Marina Costa.
Noiteiros: Salinas, Cruz, Jacaré, Agrovila Nova
Esperança, Mercadinho Medeiros, Dapas Fashion e
Mercadinho Pilar.
Coordenação: Pastoral do Dizimo, Josias e
Marinalva, Dapas Dantas, Nena Pilar.
Ministério de Musica: São Felix.

Clique a seguir na inscrição em azul e confira toda a programação:

Programação de Santa Margarida Maria Alacoque 2019

QUEM FOI MARGARIDA MARIA DE ALACOQUE:

Margarida nasceu no dia 22 de julho de 1647 em Verosvres, na Borgonha (França). Seu pai, Claudio de Alacoque, juiz e tabelião, morreu quando Margarida ainda era muito jovem. Após a morte do pai, foi morar com o tio, Toussant. Ela e a mãe, Felizberta de Alacoque sofreram com essa mudança. Margarida conheceu então a humilhação da necessidade, vivendo ao capricho de parentes pouco generosos e nada propensos a consentir que ela realizasse o seu desejo de fechar-se no convento.

Pintura com a Beata Maria do Divino Coração e Santa Margarida Maria de Alacoque em adoração ao Sagrado Coração de Jesus.

Recebeu a comunhão aos nove anos e aos 22, a confirmação, para a qual quis preparar-se com confissão geral. (Ficou quinze dias preparando-se, escrevendo num caderninho a grande lista de seus pecados e faltas, para ler depois ao confessor).

Na festividade de São João Evangelista de 1673, uma moça de vinte e cinco anos, irmã Margarida Maria, recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, toda primeira sexta-feira do mês.

Em 1675, durante a oitava do Corpo de Deus, Jesus manifestou-se-lhe com o peito aberto e, apontando com o dedo seu coração, exclamou:

Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles“.

Margarida já fazia um ano que vestira o hábito religioso das monjas da Ordem da Visitação de Santa Maria em Paray-le-Monial. No último período de sua vida, foi nomeada mestra das noviças. Teve a consolação de ver propagar-se a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e viu os próprios opositores de outrora transformarem-se.

Leão XIII, em 1889, consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o Papa Pio XII, meio século depois, em suas encíclicas, recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do Coração Eucarístico de Jesus. Ainda antes, em 1856, o Papa Pio IX já prescrevia a festa, que já era uma tradição franciscana, para toda a Igreja.

Faleceu em 17 de Outubro de 1690, aos 43 anos de idade.

Foi canonizada pelo Papa Bento XV em 1920, mas a data da sua festa foi antecipada por um dia para não coincidir com a de Santo Inácio de Antioquia.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias