O governador Paulo Câmara acompanhado de sua comitiva, secretários estaduais, prefeito e ex prefeitos da região, exceto, Tulio Alves, inaugurou na última segunda-feira, 09 de março, por volta das 15 horas, a ponte sobre o Rio Pequi, em Bodocó. A iniciativa beneficia uma população de mais de 330 mil pessoas na região, sendo 47%, moradores da zona rural, além de fomentar a economia local, cuja principal atividade é a exploração da gipsita no Polo Gesseiro, responsável por 95% da produção brasileira de gesso.
O governador ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população local, confira:
A estrutura tem como objetivo restabelecer a trafegabilidade entre as cidades de Bodocó e Ouricuri, por meio da rodovia PE-545. A obra, que contou com um investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões, em recursos próprios da administração estadual, foi erguida em concreto armado, com 60 metros de cumprimento por 10,80 metros de largura.
A nova Ponte de Bodocó conta com duas faixas para veículos, calçadas e guarda-corpo para garantir a segurança dos pedestres, além de sinalização completa. A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernanda Batista, destacou o compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco para melhorar a mobilidade dos moradores do Sertão do Estado.
O deputado Antonio Fernando esteve presente e falou à nossa reportagem sobre a inauguração, respondendo sobre a entrega da obra após quase dois anos, confira:
O prefeito Ricardo Ramos também esteve ao lado de Paulo Câmara e disse da satisfação em ver a obra sendo entregue, enaltecendo o empenho do deputado tadeu Alencar e do próprio governador. acompanhe:
O governador Paulo Câmara entregou, também nesta segunda-feira, títulos de posse para 100 famílias de agricultores que agora têm a segurança jurídica e social como elementos fundamentais para sua liberdade, dignidade e consequente bem-estar social com o resgate de sua cidadania. Além disso, as famílias agora podem acessar diversas políticas públicas rurais, que possibilitam o desenvolvimento da produção. Em 2019, foram emitidos 559 títulos de domínio e entregues 612 títulos. Desses quantitativos, foram beneficiadas famílias rurais do Agreste Meridional, do Sertão do Araripe e do Sertão do Pajeú.
Francisco Antônio da Cruz é morador do Sítio Tatu, em Bodocó, e esperava pelo seu título de posse. Hoje, ele comemorou: “Tem uns cinco anos que moramos lá e a gente estava esperando muito por esse momento. Vai ser muito bom ter esse documento para fazer qualquer coisa que a gente precise”, disse.
Estiveram presentes à solenidade o deputado federal Tadeu Alencar, o deputado estadual Antônio Fernando, os secretários estaduais Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário) e Antônio Limeira (executivo da Casa Civil), além de autoridades da região, como os ex prefeitos de Bodocó Danilo, de Ouricuri Cezar de Preto, de Araripina, Alexandre Arraes, prefeito de Santa Filomena e presidente do CISAPE, Cleomatson Vascncelos, de Ipubi, Chico Siqueira e de Ouricuri, Ricardo Ramos. O prefeito de Bodocó, Tulio Alves, não esteve na recepção ao governador nem no ato de inauguração.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias