IDOSO DESCUMPRE DECRETO DE ISOLAMENTO, SE RECUSA A DEIXAR CALÇADÃO DE BOA VIAGEM, XINGA POLICIAIS, TERMINA DETIDO, IMOBILIZADO, VEJA VÍDEO

Um idoso de 63 anos foi detido por policiais militares na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, após descumprir o decreto estadual que proíbe a circulação nas praias e calçadões em Pernambuco, devido à pandemia do novo coronavírus, e desacatar os agentes de segurança.

O caso ocorreu na tarde do sábado dia 18 de abril e foi registrado em vídeo, que teve um trecho postado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma rede social neste domingo dia 19.

Segundo a Polícia Militar (PM), o caso aconteceu às 16 horas e 35 minutos do sábado dia 18 de abril, e os policiais foram acionados por dois agentes de trânsito da prefeitura do Recife. Nas imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo, é possível ver o momento em que o idoso, que estava vestido com uma camisa com uma imagem de Jair Bolsonaro, grita com os policiais e os xinga.

“Eu sou aposentado pela Aeronáutica […]. Eu não estou errado, não, eu pago meus impostos”, disse o idoso no vídeo. O decreto que proíbe a circulação foi anunciado pelo governo no dia 6 de abril, como forma de promover o isolamento social, reconhecido mundialmente como forma mais eficaz de conter a pandemia da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a PM, o idoso “insistia em desobedecer a determinação sanitária de restrição das caminhadas no calçadão” e as “tentativas dos policiais militares de diálogo e convencimento também foram frustradas”.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que “houve ofensas verbais e tentativas de intimidação dos servidores públicos, quando o senhor afirmou ser desembargador e aposentado da Aeronáutica. Ele chegou até mesmo a arrancar o celular das mãos de um policial”.

Houve a utilização da força para conter o homem que terminou sendo agredido e imobilizado, veja no vídeo

https://youtu.be/aHSGeDoHYrY

Ainda no texto, a PM disse que a “restrição do acesso a parques, calçadões e outras áreas de lazer e convivência pública vale para todos os pernambucanos”. Desde o início da pandemia da Covid-19 no estado, em 12 de março, “as forças de segurança autuaram 205 pessoas por descumprimento de determinações de saúde pública. Isso ocorreu em 55 municípios pernambucanos”.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/G1 PE

Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram