A Secretaria de Defesa Social (SDS) confirmou, na manhã desta quinta-feira, 04 de fevereiro, a convocação de 1.995 mil aprovados em concursos públicos na área de segurança de Pernambuco. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), em reunião do programa Pacto pela Vida, ao lado do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.
Entre os setores contemplados, serão convocados 1.510 mil novos policiais militares, 100 delegados para a Polícia Civil, além de 220 profissionais para integrar o Corpo de Bombeiros. Na parte da Polícia Científica, serão 50 médicos legistas e 45 auxiliares de peritos convocados.
Segundo a SDS, as primeiras turmas vão começar o curso de formação em abril.
Ainda de acordo com o titular da SDS, os convocados devem atuar em todas as regiões do estado. “Esse efetivo estará em todos os locais de Pernambuco”, declarou.
Após os cursos de formação, os profissionais devem começar a atuar nas ruas para reforçar o combate à criminalidade a partir de julho de 2021. “A nossa ideia é que, no segundo semestre deste ano, a gente já comece as nomeações”, contou Pádua.
Devido à pandemia da Covid-19, uma parte das 1.925 convocações ocorre neste ano e a outra acontece em 2022. “Por causa das necessidades de distanciamento, precisamos fazer essa divisão”, afirmou.
Dos 1.510 convocados para a Polícia Militar (PM), 60 vagas são destinadas a oficiais e outras 1.450 para soldados. Com duração média de um ano, o curso para o cargo de oficial começa em abril de 2021.
O Curso de Habilitação e Formação de Praças é dividido em duas turmas: a primeira, com 750 aprovados, tem previsão de início também para abril, com duração de sete meses; enquanto a segunda deve começar no primeiro semestre de 2022, com mais 700 candidatos.
Com relação aos 100 delegados da Polícia Civil, a primeira turma do curso de formação, com 50 aprovados, começa também em abril de 2021 e tem duração de quatro meses.
A segunda turma, com mais 50 candidatos, deve iniciar o curso no primeiro semestre de 2022. O governo estadual prevê que os novos policiais da primeira turma estejam aptos a reforçar as equipes das delegacias a partir do início do segundo semestre.
No Corpo de Bombeiros, os convocados participam da formação em duas turmas, ambas com 100 alunos: a primeira ocorre a partir de abril de 2021, e a segunda tem previsão de início no primeiro semestre de 2022. A duração do curso é de sete meses.
Para a Gerência Geral da Polícia Científica, foi autorizada a convocação de 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito. Com duração média de quatro meses, ambos os cursos começam em abril de 2021, deixando os futuros servidores aptos a atuar a partir do segundo semestre de 2021.
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS/G1/Diário PE