Em mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ouricuri nesta terça-feira, 26 de outubro consta na pauta 5 projetos de lei para serem encaminhados às comissões e 5 indicações dos parlamentares.
Os Projetos de Leis são 2 oriundos do Poder Executivo, 02 da vereadora Wiliane Matos e 01 da vereadora Adelucia Cléia.
Do Poder Executivo, o Projeto de Lei 017/2021, pede abertura de crédito adicional extraordinário no valor de 47.640,30 e dá outras providências. O de número 018/2021 que cria cargos efetivos de biomédico, médico citologista médico otorrinolaringologista no quadro de pessoal permanente e convalida nomeações realizadas em 2018 e dá outras providências.
O Projeto de Lei 025/2021 da vereadora Wiliane Matos em ementa, altera o nome da rua C1 no bairro Alto Paraíso em Ouricuri e dá outras providências, o outro de número 026/2021 altera o nome da rua C2 do mesmo bairro e dá outras providências.
O Projeto de Lei 034/2021 de autoria da vereadora Adelucia Cléia dá denominação ao Cemitério Público do município de Ouricuri na rua Major Rufino Cunha, denominando Cemitério Francisco Isidoro da Silva (Seu Assis) e dá outras providências.
As indicações de autoria dos vereadores Massilon Inácio (2), César de Preto (1) e Delvania Sobral (2), ficaram para as próximas sessões.
Devido a argumentação do coordenador de cultura César Milton a Casa resolveu por meio do presidente, Iran Severo colocar em votação após nomeação dos relatores e pareceres.
O primeiro a discutir foi o vereador Cezar de Preto que solicitou ao coordenador de Cultura a relação dos beneficiados e deu apoio devido a necessidade e urgência do projeto.
Esdras Parente também deu parecer favorável mas também pediu que os Projetos cheguem à casa em tempo hábil regimental, assim como a vereadora Wiliane Matos que acrescentou que votará a favor, mas estará fiscalizando os recursos.
Na sequência, o vereador Cícero de Euclides comentou sobre o projeto e sua importância para os artistas da terra, pedindo agilidade devido a extensão pauta programada para essa data e o avançado horário devido as discussões.
Logo em seguida a votação nominal, onde todos os vereadores votaram favorável em primeiro e segundo turno, sendo aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 017/2021, pede abertura de crédito adicional extraordinário no valor de 47.640,30.
O coordenador de Cultura Cesar Milton que argumentou a importância e objetivo do projeto falou à nossa reportagem, confira:
Os demais projetos tiveram seus relatores nomeados enquanto dois destes foram votados e aprovados enquanto que o outro, oriundo do Poder executivo será votado na próxima quinta-feira dia 28 em sessão extraordinária às 10h na Câmara Municipal, o Projeto de Lei de número 018/2021 que cria cargos efetivos de biomédico, médico citologista médico otorrinolaringologista no quadro de pessoal, também do Poder Executivo.
Após entendimento da mesa diretora os 2 Projetos da vereadora Wiliane Matos foram modificados na redação, discutidos e aprovados em primeiro e segundo turnos.
Também foi discutido, votado e aprovado o Projeto de Lei da vereadora Adelucia Cléia, de número 034/2021 dando denominação ao cemitério público de Ouricuri, homenageando o Sr. Francisco Isidoro da Silva, seu Assis.
No intervalo do primeiro para o segundo turno a fala foi facultada ao presidente da Câmara de Santa Filomena Geandro Coelho de Vasconcelos que em sua fala afirmou que Santa Filomena está prestes a perder esses recursos por falha da administração daquele município.
Ainda fez uso da fala a filha do Sr. Assis, a senhora Mara Izidoro que agradeceu pelo projeto da vereadora Adelucia Cléia e a aprovação pelos parlamentares da casa e afirmo: “De certa forma vocês trouxeram meu pai de volta”.
Ao final ouvimos o presidente da Casa Rodrigo Castor Iran Severo, que fez uma avaliação de mais uma sessão movimentada e anunciou a extraordinária para a próxima quinta-feira, dia 28 às 10h da manhã, devido o feriado do próximo dia 2 e urgência na votação do projeto do Executivo, confira:
IMAGEM: CIDINHA MEDRADO
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO