As chuvas que atingem Pernambuco desde o início da última semana, já contabilizou nesta tarde de segunda-feira, 30 de maio, 91 mortes. Não há clareza sobre o número de desaparecidos. Ainda segundo o balanço do governo Paulo Câmara (PSB), 14 municípios decretaram estado de emergência. São eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.
As equipes estaduais de segurança estão atuando em 12 pontos de deslizamento, com o emprego de cães farejadores e equipamentos de resgate – o Exército e a Marinha estão auxiliando com 100 e 20 profissionais, respectivamente, e seis embarcações. “Precisamos desobstruir os acessos às cidades, restabelecer o abastecimento de água e analisar o trabalho que está sendo feito nesses locais. As equipes foram reforçadas, os 92 novos bombeiros que tiveram suas nomeações antecipadas já estão trabalhando e vamos intensificar as ações”, afirma Câmara em nota divulgada pelo governo local. “Vamos continuar atuando nas áreas críticas e restabelecer os serviços, para avançarmos na reconstrução das cidades”, acrescentou o gestor estadual.
O governador Paulo Câmara disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos pelas chuvas. Os recursos estarão disponíveis para as prefeituras já nesta semana. Além disso, com a publicação do decreto estadual de situação de emergência, os municípios atingidos também poderão acessar recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/IMAGEM:FOLHA PE