Em sessão extraordinária realizada na tarde dessa segunda-feira, 22 de agosto na câmara de vereadores de Ouricuri, presidida pelo vereador Iran Severo, foi discutido, votado e aprovado em primeiro e segundo turno o Projeto de Lei 022/2022, oriundo do Poder Executivo Municipal, que autoriza o poder executivo do município de Ouricuri afirmar acordos nos processos judiciais que tramitam sobre precatórios do FUNDEF.
Com o plenário da Casa Rodrigo castor totalmente lotada, a sessão contou com a presença do presidente do SINDEP – Sindicato dos Servidores Municipais de Ouricuri, Dhonne Monteiro, da APO – Associação dos Professores, Edeílton Torres, além do chefe do poder Executivo Ricardo Ramos acompanhado da primeira-dama Karol Ramos, que compuseram a mesa da câmara.
Na plateia, professores e diretores do SINDSEP e APO acompanharam atentamente os trabalhos da câmara e cada comentário feito pelos parlamentares.
Após a abertura dos trabalhos, por volta das 15h, (devido a inserção de mais uma emenda ao projeto), pelo presidente Iran Severo, fizeram uso da palavra, além do presidente, os vereadores Cezar de Preto, Massilon Inácio, Adelucia Clea, Esdra Parente, Delvânia Sobral e Cicero de Euclides, ode todos parabenizaram a categoria dos professores e o Poder executivo por meio do prefeito Ricardo.
Em seguida Iran Severo encaminhou o Projeto de Lei às comissões, onde os relatores deram os pareceres favoráveis e logo em seguida foi votado em primeiro turno, de forma tradicional e em segundo turno com voto aberto de cada parlamentar.
Sendo aprovado por unanimidade, exceto com o voto do vereador Rogério da Aldeia, que não se fez presente divido a problemas de saúde, os presidentes da APO e SINDSEP também discursaram agradecendo ao prefeito e citando as lutas e obstáculos para chegar até esse momento.
Por fim, Ricardo Ramos fez uso da tribuna para falar do transcorrer de todo processo, as discursões e entendimento com a categoria e a participação da câmara municipal, exaltando a classe dos professores e o trabalhos dos órgãos de classe com seus devido empenhos e ao final sancionou a Lei que será encaminhada a Justiça Federal, onde segundo o gestor, haverá cobrança diária para o desbloqueio do montante, que chega a mais de R$ 32 milhões e beneficiará cerca de 628 professores efetivos e 1.550 contratados, após 8 anos de batalha judicial, segundo o presidente do SINDSEP Dhonne Monteiro.
Sobre os 40% do FUNDEF, (R$ 22 milhões), o presidente do SINDSEPE afirmou que foi liberado para o município investir em reformas e construção de escolas, porém terá um novo precatório e a entidade já articula que dessa vez os demais servidores da educação serão diretamente beneficiados. ainda segundo ele a entidade estará disponibilizando na página do Sindsep e nos meios de comunicação para a devida conferência.
CONFIRA OUTRAS IMAGENS DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO