Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram

EX-PRESIDENTE DO PERU É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO POR RECEBER PROPINA DA ODEBRECHT

Um tribunal peruano condenou, nesta terça-feira, 15 de abril, o ex-presidente Ollanta Humala a 15 anos de prisão por receber fundos ilícitos de campanha da construtora brasileira Odebrecht, o que o tornou o mais recente ex-líder do país a ser preso.

Humala e sua esposa foram acusados ​​de receber fundos da Odebrecht, agora conhecida como Novonor, em sua bem-sucedida campanha eleitoral de 2011.

A esposa de Humala, Nadine Heredia, também foi condenada a 15 anos de prisão nesta terça-feira.

O ex-presidente, um oficial militar aposentado que liderou a nação andina de 2011 a 2016, provavelmente cumprirá sua pena em uma base policial construída especialmente para abrigar os líderes presos do Peru.

Os ex-presidentes Alejandro Toledo e Pedro Castillo estão atualmente presos no local, enquanto Alberto Fujimori permaneceu lá até sua libertação em 2023.

Durante seu julgamento, que durou três anos após uma investigação iniciada em 2016, Humala classificou as acusações como perseguição política.

Os promotores alegaram que Humala recebeu fundos ilícitos em sua campanha de 2011 contra Keiko Fujimori, a outra filha do ex-presidente, por meio do Partido Nacionalista de Humala.

Sua prisão entrará em vigor imediatamente, mesmo que ele recorra da condenação. O tribunal deverá continuar a ler a sentença completa nos próximos dias.

Antiga gigante da construção civil, a Odebrecht admitiu ter pago propina a governos de toda a América Latina para ajudar a construir seu vasto império. A empresa mudou seu nome para Novonor em 2020 e atualmente está em processo de falência. (CNN)

DA REDAÇÃO DO BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO – DRT 2378 DRT-PE/ JORNALISTA REG 6896 MTPS – PE/ROBERTO GONÇALVES/FONTE E IMAGEM:CNN/SIGA O RADAR NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/radardenoticiasbr