Um sequestro relâmpago ocorrido em Araripina–PE mobilizou forças policiais interestaduais e resultou na prisão de um suspeito e na morte de outro, após um confronto no município de Caldeirão Grande do Piauí.
O crime aconteceu na tarde da última quinta-feira, 14 de novembro, quando uma policial militar identificada como J. da S. L. foi feita refém e teve seu veículo, um HB20 cinza, roubado. Após ser liberta, na localidade Cajueiro, zona rural de Araripina–PE, os criminosos fugiram pela BR-316 em direção ao Piauí.
Diante dos fatos, foi desencadeada uma operação interestadual que mobilizou as forças de segurança de três estados, em virtude da localização da região de tríplice fronteira entre Ceará, Piauí e Pernambuco.
A ação contou com policiais dos Grupamentos de Polícia Militar (GPMs) de Caldeirão Grande do Piauí e Marcolândia, ambos pertencentes à 2ª Companhia do 20º BPM da PMPI, do GPM de Francisco Macedo–PI, da 3ª Companhia do 20º BPM, da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Araripina–PE, da 3ª Companhia Independente de Policiamento do Interior (BEPI), sediada em Picos, do BEPI do Ceará e da Força Tática da 3 CIA de Fronteiras–PI.
Em ato contínuo, o fato foi comunicado à sede da 2ª Companhia de Simões–PI, aos GPMs de Francisco Macedo–PI e Caldeirão Grande do PI. Imediatamente, foi montada uma barreira na BR-316, próximo ao local conhecido como Boca Louca em Marcolândia, com o objetivo de interceptar os criminosos.
Posteriormente foi realizado o deslocamento para uma estrada vicinal, entre os municípios de Caldeirão Grande do PI e Salitre–CE. Minutos depois, a equipe de Marcolândia foi acionada pela guarnição de Caldeirão Grande do PI, informando que havia visualizado o veículo e dado voz de parada, mas os indivíduos não obedeceram.
Foi iniciado um acompanhamento tático juntamente com a guarnição. Próximo à ladeira da Serra Caminho Novo, zona rural de Caldeirão Grande do PI, o condutor do veículo em fuga perdeu o controle, chegando a rodar na estrada e estourando o pneu dianteiro direito. Em seguida, os indivíduos se evadiram do veículo, fugindo para o matagal. Diante da dinâmica dos fatos, foi realizada uma busca minuciosa e o nacional GILVAN CORDEIRO SOARES van . Ao ser questionado sobre seu companhenformou tratar-se do nacional KAIQUE BEZERRA CORDEIRO CRUZ, ambos de Salgueiro–PE, e segundo a polícia, eles fazem parte de uma quadrilha interesaual especializada em roubo e furto de veículos.
No inerior do veículo eque estavam, foram apreendidos 01 (um) celular marca Smsung, modelo A1 cor verde, 01 (um) relógio dourado, 01 (uma) mochila de cor azul contendo algumas roupas, e 01 (uma) carteira de bolso com documentação pessoal.
Diane da situação, GILVAN foi apresentado, juntamente com o veículo roubado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Simões–PI para os procedimtos cabíveis.
Na Delegacia de Simões, o nacional GILVAN afirmou que recebeu um valor de R$4.000,00 a R$5.000,00, dependendo do veículo, levando-os para Fortaeza–CE.
Ele detalhou que os veículos eram “esquentados” em Juazeiro do Norte antes de serem encaminhados para a capital cearense.
Além disso, o preso informou que o bando estava envolvido no roubo ou furto de diversos veículos, incluindo um Corolla branco em Petrolina–PE, uma Hilux em Paulistana–PI, um Fiat Strada em Araripina–PE, um Prisma branco em Padre Marcos–PI (roubado durante um assalto ocorrido na sexta-feira, 1º de novembro, quando o proprietário, um vereador da supramencionada cidade, e sua esposa foram feitos reféns).
Após a prisão do primeiro indivíduo GILVAN, as guarnições, permaneceram em diligências durante toda a noite, buscando informações que pudessem levar à localização de outros membros do bando.
Na manhã de sexta-feira, 15 de novembro, por volta das 09h00, as equipes receberam informações precisas de moradores locais, que indicaram que um indivíduo com as mesmas características do procurado estava escondido no matagal na localidade Serra dos Caboclos, zona rural de Caldeirão Grande do PI.
De imediato, as equipes se deslocaram para o local e montaram um cerco, com cada guarnição posicionada para evitar que o suspeito fugisse. Para garantir a segurança e evitar fogo amigo, apenas uma equipe fazia a incursão no matagal de cada vez. As equipes iniciaram a busca pela área de mata, quando uma delas foi surpreendida por disparos de arma de fogo vindos do interior da vegetação.
A equipe, então, fez uma tentativa de verbalização para que o indivíduo se entregasse. No entanto, o suspeito continuou atirando em direção aos policiais, obrigando a equipe a reagir e repelir a injusta agressão. Durante a troca de tiros, o suspeito foi alvejado e, em seguida, socorrido para o hospital municipal de Caldeirão Grande do PI, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital.
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/ INFO NEWSS– PCPI – SIGA O RADAR NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/radardenoticiasbr/