BANHO DE SOL NA CADEIA DE ARARIPINA, BRIGA GENERALIZADA TERMINA COM FERIDOS E UM MORTO A FACADA

Nesta terça-feira, 28 de agosto, no período da tarde, ao ter iniciado banho de sol na Cadeia Pública de Araripina, mais precisamente após liberação de todas as celas, percebeu-se uma movimentação por parte de alguns detentos que já estavam no pátio, onde foi desencadeado uma briga generalizada entre alguns detentos, onde veio a resultar na morte do detento Valdevi Rodrigues Da Silva, que ocupava a Cela 01 e a lesão dos detntos Cícero Martins Da Silva da Cela 01 e Aloísio Gomes De Sá Júnior.

Os fatos se sucederam da seguinte forma, o detento Wislanio De Lima Gomes, após entrada no pátio onde se encontravam os demais detentos, começou a falar algo sobre “o pagamento de bronca”, onde outros detentos o acompanharam no protesto que o mesmo fazia.

De início, foram para cima de outros detentos, iniciando a briga generalizada. Até então, eram apenas socos e pontapés, mas logo um e outro começaram a sacar facas e chunchos.

Diante do conglomerado, não se pode identificar ao certo quem estava esfaqueando e/ou sendo esfaqueado. Tal sinistro só veio a cessar após várias ordens de parada por partes dos Policiais Militares que estavam na guarita e após a retirada de alguns presos para as celas.

Após o fim do tumulto, verificou-se que um dos envolvidos, Wislanio De Lima Gomes arremessou uma faca sobre o muro da cadeia, localizada pela PC, já os detentos Francisco Welton Gomes da Cela 01 e Aloísio Gomes De Sá Junior não conseguiram arremessar, pois, as facas bateram nos arames fardados e caíram de volta ao pátio e ficaram junto as demais facas e chunchos.

Ao término do fato, verificou-se que os detentos Cicero Martins Da Silva e Aloísio Gomes De Sá Júnior estavam lesionados, sendo depois conduzidos ao hospital local, e que Waldevi Rodrigues Da Silva da Cela 01, ao tentar regressar a cela, mas já furado e sangrando muito, caiu no corredor  vindo a óbito no local.

A vítima fatal, foi liberada pela perícia sob o NIC (Número De Identificação De Cadáver) N° 093658 e os demais detentos conduzidos à DP e ao hospital. Após revista minuciosa nas celas foram encontrados vários objetos ilícitos. Um inquérito policial foi instaurado para apurar todo o episódio, de acordo com o BO 1886/2018.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/9ª CIPM

Siga nosso Blog no Instagram
Siga nosso Blog no Instagram