O edital do novo concurso PC PE, com 445 vagas, está previsto para ser divulgado em dezembro. As provas para os cargos de agente, escrivão e delegado da Polícia Civil de Pernambuco devem ser aplicadas em fevereiro de 2024.
Os prazos foram passados à Folha Dirigida por Qconcursos nesta terça-feira, 10, pela Secretaria de Administração do Estado (SAD PE). A pasta ainda confirmou que a banca organizadora do concurso já está escolhida.
No momento, o governo está no processo de assinatura do contrato. Somente depois dessa formalização, o nome da banca será revelado.
“O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que o edital do concurso para a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros será lançado em dezembro. Já as provas acontecem em janeiro para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e em fevereiro para a Polícia Civil. Com relação à banca, ela já foi escolhida, contudo o nome ainda não pode ser adiantado devido aos trâmites da assinatura de contrato”, consta em nota enviada à reportagem.
A governadora Raquel Lyra já tinha adiantado, no dia 29 de setembro, sobre a autorização para a contratação da banca organizadora dos concursos para Segurança de Pernambuco.
“Autorizamos nesta semana a contratação das empresas para os concursos das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Estamos trabalhando para que a seleção das 3.805 vagas aconteça já agora, em janeiro de 2024”, disse a governadora, em suas redes sociais.
Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!
A banca organizadora ficará responsável por receber as inscrições dos concursos, além de viabilizar a aplicação das etapas, como as provas objetivas.
O governo estadual ainda não divulgou se será uma banca para todos os concursos ou se para cada corporação haverá uma contratada.
Concurso PC PE será para cargos de nível superior
A realização dos novos concursos para a Segurança de Pernambuco foi autorizada em agosto. O aval é para 3.805 vagas, sendo 445 destinadas à Polícia Civil do Estado.
As oportunidades da PC PE serão distribuídas entre os seguintes cargos:
- 45 vagas para delegado;
- 250 vagas para agente; e
- 150 vagas para escrivão.
Os cargos têm como requisito o nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria B. No caso específico de delegado, é preciso ter bacharelado em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos.
As autorizações oficiais dos concursos foram publicadas no Diário Oficial de 1º de agosto. No entanto, a governadora Raquel Lyra já tinha adiantado sobre o aval no dia 31 de julho, durante a cerimônia de lançamento do programa “Juntos pela Segurança”.
O Governo também concedeu aval para preenchimento de 2.700 vagas para a Polícia Militar e 660 para o Corpo de Bombeiros.
Último concurso PC PE teve edital publicado em 2016
A Polícia Civil de Pernambuco teve seu último concurso realizado em 2016. A banca foi o Cebraspe.
Foram contempladas 650 vagas, sendo 100 oportunidades para delegado, 50 para escrivão e 500 para agente de polícia. As remunerações chegavam a R$12.229,81, já contando com as gratificações.
O concurso foi composto por prova objetiva, prova discursiva, prova de capacidade física, avaliação psicológica, exame médico, investigação social e curso de formação. Para o cargo de escrivão, ainda houve aplicação de uma prova prática de digitação.
As provas objetivas do último concurso PC PE para os cargos de agente e escrivão contaram com 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.
Em Conhecimentos Gerais foram cobradas questões sobre Língua Portuguesa e Noções de Informática. Já em Conhecimentos Específicos foram cobradas Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal.
A disciplina de Atualidades foi exigida somente na prova discursiva. Na ocasião, os candidatos tiveram que escrever um texto dissertativo, de até 30 linhas.
- Que tal treinar seus conhecimentos com questões que já foram aplicadas no concurso PC PE? Confira aqui!
Para o cargo de delegado, a prova de Conhecimentos Específicos foi sobre:
- Medicina Legal;
- Criminologia;
- Legislação Estadual;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Penal e Processual Penal Extravagante;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Civil e Empresarial;
- Direito Tributário;
- Direito Ambiental; e
- Direito Eleitoral.
No teste de aptidão física (TAF), os candidatos do último concurso PC PE tiveram que realizar os exercícios de:
- flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
- impulsão horizontal;
- natação; e
- corrida de 12 minutos.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/FOLHAQCONCURSO