A Diocese de Salgueiro foi criada por Sua Santidade emérita o Papa Bento XVI através da bula Valde Solicitus, em 16 de junho de 2010 e instalada na solenidade de Nossa Senhora, Maria Mãe de Deus, sob o título de Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, aos 12 dias do mês de outubro do mesmo ano com a posse de seu primeiro bispo, o Frade Menor Capuchinho Dom Magnus Henrique Lopes e conta com uma população de cerca de quinhentas mil pessoas. Sua catedral está situada na cidade de Salgueiro/PE e tem como patrono Santo Antônio, igualmente padroeiro da cidade Sé e da diocese.
Ao longo dos anos, não só a diocese, mas a cidade de Salgueiro cresceu em número de fiéis de tal maneira que a atual Catedral já não consegue mais comportá-los em seu interior. Um antigo costume de celebrar as missas dominicais noturnas do lado de fora da Igreja Mãe tem sido a solução para a falta de espaço e até mesmo a praça está ficando pequena. Tendo em vista a necessidade de um espaço celebrativo amplo e mais acolhedor, nasceu o sonho da construção de uma igreja que atenda a esta realidade.
Após conseguir numa permuta com o governo do estado de Pernambuco a concessão do terreno que outrora abrigava a antiga CAGEP, situado no bairro N. Sra. Aparecida, a Diocese de Salgueiro iniciou o plano de construção de sua nova catedral, que chamar-se-á Catedral de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma homenagem à Mãe Negra do Brasil em cuja solenidade foi instalada a diocese.
Tal sonho está prestes a se tornar realidade. Em 12 de outubro do corrente ano, com a presença de Sua Excelência Reverendíssima o Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, embaixador do Papa Francisco no Brasil, será celebrada a Santa Missa de lançamento da pedra fundamental da nova catedral no terreno onde futuramente a mesma será erguida. Os portões do local do evento serão abertos às 15h para que o público possa visitar as barraquinhas de comidas típicas, objetos sagrados, dentre outros itens que estarão à venda.
São esperadas mais de vinte caravanas vindas de toda a diocese e região. O evento contará, ainda, com a realização de um show católico com Pe. Antônio Maria e artistas da terra: Pe. Lourival, Pe. José Barros, Danilo Pernambucano, Herinho Monteiro, Batista Lima e Flávio Leandro. A entrada é franca, todos estão convidados para participar deste momento histórico de fé, alegria e esperança para este povo sertanejo, filho de Santo Antônio e da Mãe Aparecida.
Programação:
09 de outubro, domingo.
12h – Chegada do Núncio Apostólico a Salgueiro pelo aeroporto local – translado até a Residência Episcopal.
19h – Missa em Conceição das Crioulas.
10 de outubro, segunda-feira.
17h – Missa na Casa de Acolhimento São Francisco de Assis – Comunidade Boa nova.
11 de outubro, terça-feira.
09h – Encontro com as autoridades.
10h30 – Coletiva de Imprensa.
17h – Encontro com os Seminaristas.
12 de outubro, quarta-feira – Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
09h30 – Encontro com o clero.
17h00 – Show.
19h00 – Missa Solene e Lançamento da pedra fundamental da nova catedral.
Local: Pátio de Eventos da futura Catedral. Rua Getúlio Vargas, s/n, Salgueiro-PE.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Pascom Diocese de Salgueiro/ Texto: João Victor Rocha – PASCOM Salgueiro