O prefeito do município de Granito, João Bosco Lacerda (PT) revelou ontem, durante uma entrevista a uma emissora de rádio de Araripina que concedeu um reajuste salarial de 36% a todos os professores do município (o maior aumento obtido pela categoria em todo interior de Pernambuco). “Isto foi possível porque conseguimos implementar um bom planejamento, inclusive com o cuidado de não ultrapassar os limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, disse o gestor, lembrando que o aumento tem efeito retroativo de janeiro a abril.
“Nós vínhamos lutando ao longo dos últimos anos para melhorar a remuneração dos professores, algo muito importante porque acreditamos que o município só se desenvolve com uma boa educação, onde os professores tenham uma boa remuneração!, assegurou, lembrando que esta categoria importante sempre foi muito mal remunerada.
O prefeito de Granito assegurou que sempre defendeu investimento e um bom planejamento na educação, tendo em vista que o professor ganha pouco e vem enfrentando muitas dificuldades nos últimos anos, por conta da pandemia.
João Bosco disse que para conceder um reajuste acima do que ficou definido em nível nacional ( 33,24%), precisou discutir com os professores e as entidades representativas da categoria. No momento certo, tive encontro com o Sindicato e os professores para discutir esta demanda importante, embora apenas dois profissionais não estivessem recebendo o teto e chegamos a um entendimento, ao longo dos últimos três meses, com o acompanhamento da contabilidade, para evidar problemas com a LRF.
O prefeito admitiu que o seu projeto aprovado pela Câmara de Vereadores vai refletir na melhoria do aprendizado (porque os profissionais vão ter mais tempo para se dedicar aos alunos) e de certa forma, contribuir também com a economia do município, tendo em vista o aumento do poder aquisitivo de uma categoria importante no município.
Concurso. João Bosco também aproveitou para dizer que sua administração vem tratando com responsabilidade a questão dos concursos realizados para assegurar emprego a várias categorias importantes para o desenvolvimento do município. A prefeitura está convocando todos aprovados, respeitando a ordem de classificação e todos os aprovados deverão assumir até o mês de maio”, assegurou.
O prefeito disse que um problema que está dando trabalho é o transporte escolar, tendo em vista que a pandemia contribuiu muito para isto, tendo em vista que muitos veículos sofreram depreciação da própria ação do tempo. “Mas estamos buscando, discutindo o problema com o Tribunal de Contas e o Ministério Público com a possibilidade de termos uma solução até o meio do ano”, comentou o prefeito.
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/ASCOM