O prefeito de Granito, João Bosco Lacerda, (PT), recentemente participou de uma audiência no Palácio do Campo das Princesas com a chefe do Poder Executivo Estadual. O encontro foi marcado por discussões construtivas sobre diversos temas de interesse para o município e a região do Araripe pernambucano.
Um dos pontos abordados foi a necessidade de asfaltamento de 12 quilômetros da estrada que conecta Granito à PE 507. Essa obra é crucial para facilitar o deslocamento para cidades vizinhas ao município, uma vez que a estrada atualmente apresenta dificuldades por ser carroçável. A integração do Araripe com o Sertão Central, via Granito, foi ressaltada como de grande importância.
O prefeito também compartilhou com a governadora as preocupações relacionadas às condições das pavimentações das pistas na região do Araripe, citando o trecho da PE-545 (rodovia Asa Branca) entre Exu, Bodocó e Ouricuri como ponto de debate na viabilidade da reforma. João Bosco busca soluções para melhorar essa situação e apresentou a questão à governadora Raquel Lyra.
A situação da Compesa e as dificuldades no abastecimento de água em Granito e em várias cidades da região também foi tema da pauta. “A governadora foi receptiva e sensível em buscar os meios para resolver esse problema”, destacou o prefeito.
Foi discutida a possibilidade de construção de um abatedouro em Granito, atendendo a municípios vizinhos como Moreilândia, Bodocó e Exu, municípios estes, que passam por dificuldade quanto ao abate de animais, sendo de fundamental importância a viabilidade do projeto. A pauta em questão recebeu uma sinalização positiva da governadora.
A assistência técnica ao produtor rural, especialmente durante os períodos de estiagem, foi destacada como uma necessidade urgente. João Bosco enfatizou a importância de um suporte forrageiro, propondo a implantação de um programa que dê suporte aos produtores rurais com distribuição de raquetes de palma forrageira, denominado “Repalma”. A governadora manifestou apoio à iniciativa e à necessidade de assistência técnica e parcerias na distribuição de equipamentos para fortalecer o desenvolvimento rural.
Na educação, João Bosco e Raquel Lyra discutiram a possibilidade de construir uma escola e uma creche no município, onde a governadora sinalizou de forma positiva.
Ao todo, o prefeito considerou a reunião muito proveitosa, saindo otimista e comprometido em realizar os projetos necessários para que as melhorias planejadas se concretizem “Vamos correr, fazer os projetos e lutar para as coisas acontecerem” completa.
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/ASCOM