Nesse domingo, 25 de abril, mais um jovem brasileiro do sertão pernambucano foi ordenado sacerdote pelo Papa Francisco durante cerimônia realizada na Basílica de São Pedro em Roma na Itália.
MATEUS HENRIQUE ATAÍDE DA CRUZ, 26 anos se tornou padre, ele revelou muito cedo à família, sua vocação ao sacerdócio, aos 18 anos ingressou no seminário e estudou em dois desses seminários no interior de Pernambuco, depois conclui o curso de filosofia na Universidade Católica em Recife.
Posteriormente recebeu o convite para estudar no seminário em Roma, sendo ele o único brasileiro do total de 9 padre ordenados pelo papa Francisco.
Ele está em Roma há sete anos para frequentar o Seminário de Nossa Senhora do Divino Amor e havia sido ordenado diácono no dia 24 de outubro de 2020. Para MATEUS HENRIQUE, a ordenação, feita no Dia Mundial de Oração pelas Vocações, foi um momento especial.
O novo padre contou que, antes da celebração, o Papa Francisco encontrou os nove na sacristia e os encorajou a para a missão que iriam assumir. “[Ele disse] para não se deixar seduzir pelas coisas do mundo e ser sempre uma pessoa com o olhar para os irmãos e para Deus”, relatou.
O líder da Igreja Católica também ficou tocado ao saber que, por conta da pandemia, os pais de Mateus não puderam comparecer. Eles acompanharam pelas redes sociais o momento importante na vida do filho, o primeiro pernambucano ordenado pelas mãos do Papa Francisco, segundo o novo padre.
O pai de Mateus, Sebastião Ataíde da Cruz, lembrou de quando o filho decidiu ir para o seminário, em 2010. “Ele perguntou se poderia ir e eu falei ‘quem era eu para ir contra um sonho desse’. Assistimos pela televisão, mas foi emocionante. Eu estou muito lisonjeado por ele e por toda a família”, disse.
A mãe do novo sacerdote, Maria Elenice de Lima, lembrou que o filho tinha 18 anos quando disse que iria para o seminário.
De acordo com o padre pernambucano, a vocação nasceu naturalmente, ainda na juventude. Ele tinha 16 anos quando começou a transcrever textos para um homem idoso e muito católico que passou um tempo em Afogados da Ingazeira.
Além do pernambucano, foram ordenados neste domingo Georg Marius Bogdan, Salvatore Marco Montone, Manuel Secci, Diego Armando Barrera Parra, Salvatore Lucchesi, Giorgio De Iuri, Riccardo Cendamo e Samuel Piermarini.
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS/G1PE(IMAGEM: G1 PE