Pernambuco tem um plano de 11 semanas (cerca de três meses) para realizar a reabertura gradual de todas as atividades econômicas, assim que a pandemia do novo coronavírus for controlada no estado. A informação foi repassada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, durante coletiva de imprensa transmitida na internet, nesta quinta dia 28 de maio.
Segundo o governo, a projeção é que as medidas sejam adotadas, assim que os números de casos da Covid-19 melhorarem. No entanto, o estado informou que não definiu a data para o início dessa retomada.
De acordo com o secretário, entre as ações previstas para a retomada das atividades no estado está uma espécie de rodízio de horários para funcionamento de empresas de diferentes setores, para evitar aglomerações no transporte público, principalmente durante os horários de pico.
A quarentena citada pelo secretário vigora até, ao menos, o domingo (31), no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Essas cidades tinham os maiores índices de mortalidade.
O plano de retomada, segundo Bruno Schwambach, foi montado com a ajuda de uma consultoria externa e comitês técnicos do governo estadual.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/G1 PE