A IDEHAC – Instituto de Desenvolvimento Habitacional Canaã é uma Ong que intermedia a construção de casas na zona rural, através do programa Minha Casa, Minha Vida convidou e recebe a presença dos representantes do poder público municipal, prefeitura e organizações sociais do município, STR, Câmara de vereadores e Associações Rurais que participaram do encontro de apresentação do Programa Nacional de Habitação Rural na manhã desta última quarta-feira dia 1º de março de 2023, na sala do Cine Teatro da Praça do CEU – Centro de Esportes Unificados no bairro do IPSEP em Ouricuri.
O objetivo inicial deste encontro foi socializar informações sobre o alto déficit rural habitacional da região e discutir contatos e cadastros junto às associações que serão beneficiadas.
O encontro será realização pelo Instituto de Desenvolvimento Habitacional Canaã com apoio total do Cisape – Consórcio Intermunicipal do Araripe.
É importante ressaltar que os recursos para o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) vem da União e o público beneficiado é composto por famílias que produzem alimentos saudáveis e promovem a geração de renda no campo e na cidade. É para garantir o direito básico dessas pessoas que o IDEHAC chegou ao sertão pernambucano.
O prefeito anfitrião, Ricardo Ramos falou sobre o programa e a importância para região e para Ouricuri, confira:
O prefeito de Granito João Bosco Lacerda (PT) falou da situação do seu município e da crença em melhorias na nova gestão de Lula, confira:
Com o auditório completamente lotado, se fizeram presentes ainda a prefeita de Trindade, Helbinha, de Santa Filomena, Gildevan, de Moreilândia Teto Teixeira, além do presidente do CISAPE e prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva, a vice-prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarcos, dentre outros além de vereadores e membros de associações urbanas e rurais e representantes da sociedade civil.
Confira o deficit de habitações rurais em todo o território consorciado ao Cisape, 10 cidades no Araripe, 2 no Sertão São Francisco e 1 no Sertão Central:
Araripina 519 – 0 (nenhuma construída até o momento),
Trindade 51 – 0
Ouricuri 674 – 27 (27 construções),
Exu 428 – 0,
Bodocó 498 – 0,
Moreilândia 122 – 0,
Granito 114 – 0,
Ipubi 216 – 0,
Santa Cruz 150 – 0,
Parnamirim 492 – 0,
Dormentes 140 – 0,
Afrânio 225 – 0,
Terra Nova 120 – 0,
Serrita 442 – 0
Santa Filomena 152 – 0.
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO