O deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), relator da CPI do BNDES , retirou de seu parecer, nesta quarta-feira, a recomendação de indiciamento dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff por crimes de formação de quadrilha e corrupção passiva no âmbito do banco público. A retirada ocorreu em meio à articulação do PT junto a partidos do Centrão pela mudança, e sob ameaças de rejeição integral ao relatório de Côrtes na comissão.
Segundo o relator, o risco que se estabelece é que a comissão “termine em pizza”, ou seja, sem resultados.
— Mais uma vez está se caminhando para uma CPI que vai dar em pizza. Se esse relatório não for votado, os beneficiados são irmãos Batista, Odebrecht, ou alguém aqui quer defendê-los? — afirmou Côrtes.
Côrtes defendeu ainda a integralidade da primeira versão de seu relatório, mas afirmou que a recuada se dá em prol da aprovação de seu relatório.
— Acredito no que eu escrevi, sou um cara justo, mas se no entendimento político, a gente vai caminhar para não votar relatório nenhum, em detrimento das discussões políticas, na fumaça disso tudo, mais uma vez empresários que desviaram bilhões de reais, agentes públicos envolvidos nessas questões serão mais uma vez não indiciados — disse.
Côrtes retirou ainda os nomes de outras nove pessoas que ocuparam cargos no BNDES. Por ora, os deputados seguem em discussão do relatório, e novas sugestões de alteração do texto podem ser apresentadas.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro – Radar de Notícias/O Globo