Seis pessoas morreram após um tiroteio entre policiais e suspeitos durante uma tentativa frustrada de assalto no Aeroporto de Salgueiro, em Salgueiro, município a 518 km de Recife (PE), na manhã desta quarta-feira (26).
Uma operação coordenada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar resultou na intervenção de um roubo de uma aeronave que transportava dinheiro.
No momento da aterrissagem, os assaltantes invadiram a pista do aeroporto e abordaram os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro. O piloto do avião, LuizFelipe de Sousa Rosário, de 28 anos, também foi ferido pelos criminosos e está internado em estado estável. Os bandidos estavam em um veículo modelo Toyota Hilux, que ficou com várias marcas de tiros. Nenhum valor foi roubado da aeronave.
Na abordagem houve intenso confronto entre os suspeitos e os policiais federais, resultando na morte de cinco e no ferimento de outro, que foi socorrido ao hospital local. Além desses, já foram presos mais quatro integrantes da quadrilha.r anúncio
Cerca de seis fuzis AK-47 foram apreendidos, além de uma metralhadora ponto 50. Outro veículo, com uma quantidade ignorada de assaltantes, conseguiu evadir-se do local. Estão sendo realizadas buscas na região, com o apoio da Polícia Militar, para localização e prisão desses assaltantes.
O piloto foi socorrido e, conforme informações do hospital, está em condições estáveis.
Por meio de nota, o órgão informou que essa era a principal quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes da região, e já vinha sendo investigada há mais de um ano. Nenhum valor foi subtraído.
Em nota, a Prosegur, responsável pela aeronave, confirmou a tentativa frustrada de assalto ocorrida a uma operação intermodal no Aeroporto de Salgueiro, em Pernambuco. A empresa ainda informou que seus colaboradores estão bem e reforça que está à disposição das autoridades colaborando para o andamento das investigações.
A ação da polícia foi uma operação conjunta, coordenada pela Policia Federal – DPF de Juazeiro, Policiais Federais COT e GPi, da CIPE Caatinga PMBA, 8°BPM Salgueiro PE, 2° BIESP PMPE, CIOSAC e Agentes do Núcleo de Inteligência do Sertão-3/PMPE.
O objetivo era desarticular a quadrilha, que seria responsável por crimes na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, (onde dois policias militares foram executados). Eles também atuaram na investida que teve como alvo a agência do Banco do Brasil em Jacobina-BA, ao carro forte atrás do Hospital Geral e Urgências em Petrolina, e ao ataque a quatro carros fortes entre Remanso e Juazeiro no Norte da Bahia.
Relação dos suspeitos mortos no confronto:
EDVALDO SILVA SANTOS, vulgo Edvaldo Da Substação ou Edvaldo da Manga ou ainda “PATRÃO”
CARLOS ALBERTO DOS SANTOS SILVA, vulgo ALEMÃO
GRACENILDO RODRIGUES DOS SANTOS (de Petrolina)
GALDIOSO MOURA DA SILVA
SEBASTIÃO BARBOSA DE AMORIM, vulgo CHARLES
GIORDANO RICCELLI HOLANDA VALERIANO.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/G1/Parceiros da Região