A população de Araripina se prepara para receber o frade carmelita Frei Francisco de Sales Alencar Batista, filho da cidade, que foi eleito novo bispo de Cajazeiras (PB). A ordenação episcopal de Frei Sales acontece em sua terra natal para que parentes e amigos possam acompanhar de perto a cerimônia, que vai acontecer em 14 de agosto, às 17 horas, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
A ordenação será presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, e concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e pelo bispo emérito de Cajazeiras, Dom José González Alonso.
Frei Francisco de Sales foi eleito bispo em 8 de junho de 2016, pelo Papa Francisco, enquanto exercia a função de secretário-geral da Ordem dos Frades Carmelitas, em Roma. Aos 48 anos de idade, será o oitavo bispo da diocese de Cajazeiras, depois que Dom José González Alonso pediu sua renúncia conforme normas do Código de Direito Canônico, pois havia completado 75 anos.
A frase “Sicut Qui Ministrat”, que em português significa “Como aquele que serve”, é o lema assumido pelo novo bispo. É uma citação tirada do Evangelho de Lucas 22, 27, expressão da atitude fundamental de Jesus.
A missa de início do Ministério Pastoral de Dom Frei Francisco de Sales será celebrada na cidade de Cajazeiras (PB), no dia 4 de setembro, às 17h, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Frei Sales fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Carmelitas em janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF), em Olinda (PE), e Teologia no The Milltown of Theology and Philosophy, em Dublin (Irlanda). Licenciou-se em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma. Como sacerdote, foi formador dos estudantes de Filosofia; reitor da Basílica do Carmo em Recife; pároco; conselheiro e prior provincial da Província Carmelita de Pernambuco; vice-prior da Comunidade do Colégio Internacional Sant’Alberto em Roma e secretário-geral da sua Ordem em Roma.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/ Martinho Filho/ Pascom AOR/