A Patrulha Ambiental Itinerante participou da reunião do Conselho da Pastoral de Área (CPA) realizada no dia 01 de abril no distrito de Serrolândia, distrito de Ipubi – PE.
A reunião presidida pelo Padre Fábio Júnior teve a presença das seguintes Paróquias representadas por seus respectivos Padres, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Dores, Paróquia de Bom Jesus do distrito de Nascente, a Área Pastoral Nossa Senhora das Graças de Bom Jesus do Araripe (Rancharia), Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Ipubi, e a Área Pastoral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia Sagrada Família, Trindade e a Paróquia São Pedro Apóstolo de Barra de São Pedro, distrito de Trindade – PE.
O tema abordado na reunião foi a campanha da fraternidade 2017, “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”. A Patrulha Ambiental abordou a temática “Desmatamento e o Código florestal” conforme solicitado pelos organizadores da reunião.
A equipe da Patrulha Ambiental aprofundou-se no tema sugerido, onde foi aberto espaço para questionamentos pelos participantes, que após indagações informaram os crimes ambientais ocorridos na região e possíveis soluções para amenizar o desmatamento e, consequentemente, tentar reverter a devastação ora ocorrida.
A lei 12.651/12 (Código Florestal) protege a Flora da caatinga e de outras regiões, tornando crime o desmate de sua vegetação sem a devida licença pelos órgãos competentes, e com alguns agravantes dependendo da espécie como é o caso da Baraúna, Aroeira entre outras.
O Grupo Patrulha Ambiental se solidariza com a campanha e se põe à disposição de eventuais trabalhos ligados à campanha e à preservação Ambiental e ações voltadas à sustentabilidade e a responsabilidade sócio ambiental com a preocupação e o compromisso permanente na defesa do Meio Ambiente, tendo a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro