A MAIOR CHACINA REGISTRADA NO CEARÁ DEIXOU 14 MORTOS NESTE SÁBADO, DIA 27
A madrugada de sábado teve início com, ao menos, 14 mortos em uma chacina no bairro Cajazeiras em Fortaleza, quando homens armados invadiram o local e dispararam vários tiros contra jovens estavam se divertindo no popular “Forró do Gago”. A informação é de André Costa, secretário de Segurança do Estado. A maioria das vítimas era de mulheres. Seis pessoas foram levadas para o Instituto Dr. José Frota (IJF) feridas, sendo duas em estado grave. Um rapaz de 24 anos com um tiro no rosto (ainda falando), uma menina de 16 anos com 3 tiros, outra de 16 anos com dois tiros, um menino de 16 anos com 1 tiro e um menino de 12 anos com um tiro na coxa. Alguns em cirurgia. A sexta vítima tem 19 anos. Não há informação sobre o estado de saúde da sexta vítima. Ainda de acordo com o secretário, 7 vítimas foram identificadas, sendo 3 homens adultos, duas mulheres adultas e duas mulheres adolescentes.
Segundo dois PMs que falaram com o Diário do Nordeste, três carros com homens fortemente armados chegaram ao local e fizeram os disparos. Eles seriam da facção Guardiões do Estado (GDE). A ordem deles era matar os membros do Comando Vermelho (CV). Porém, algumas pessoas que foram atingidas não tinham nenhum envolvimento com o crime organizado. Não há ainda informações sobre quantos homens invadiram a festa e quem eram os alvos dos criminosos. Pelas redes sociais, vídeos e áudios de supostos envolvidos na chacina circulavam. Entre eles, um vídeo que seria da GDE comemorava o atentado com fotos das vítimas.
De acordo com pessoas que moram nas proximidades do “Forró do Gago”, os disparos teriam começado por volta de meia noite e meia e teriam durado 30 minutos. Uma mulher, que preferiu não se identificar, relatou que, pelo menos quatro amigos foram mortos durante a chacina. De acordo com ela, nenhum era criminoso. Ela ainda chegou a abrigar algumas pessoas que fugiam dos disparos. Com o desespero, algumas pessoas fugiram pelos telhados das casas.
Um carro de modelo Golf foi incendiado atrás do IPPOO, no Itaperi. Há suspeitas de que teria sido usado no crime. Em contato com a Delegacia de Homicídios, que está cuidando do caso, a reportagem foi informada que a equipe ainda não retornou, pois, além desta chacina, ainda apura outros 3 casos diferentes de homicídios na madrugada de Fortaleza e da Região Metropolitana.
EX CONSELHEIRA TUTALAR DE ARARIPINA MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE
Morreu na noite desta sexta-feira, 26 de janeiro no Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri, Rosalva Holanda. A ex Conselheira Tutelar por dois mandatos em Araripina, colidiu no início da tarde desta sexta, a sua motocicleta Honda Bros com um veículo de passeio, na BR-316 próximo ao povoado do Cajueiro, Zona Rural do município.
De acordo com informações repassadas pelo radialista Carlos Lima, Rosalva Holanda estaria tentando acessar a Rodovia Federal, nas proximidades do Cajueiro, quando colidiu com um Renault Logan. Com o impacto, a ex-conselheira tutelar foi arremessada a vários metros do local do acidente.
A motociclista foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Santa Maria de Araripina, mas devido a gravidade das ferimentos, foi transferida logo em seguida, para o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, também no Sertão do Araripe, aonde faleceu.
PAI MATA FILHO DE 4 ANOS COM FACADA NO PESCOÇO EM MISSÃO VELHA CEUm crime de filicídio foi registrado na manhã deste domingo, dia 28 em Missão Velha, na região do Cariri cearense. O fato aconteceu por volta das 11 horas in em frente a Agência do INSS no centro da cidade.
O adolescente Carlos Domyni Alves Dantas, 14 anos que residia na Rua Dr. Paulo Nery, 292, Bairro Novo Milênio morreu após ter sido lesionado com uma profunda facada no pescoço pelo próprio pai, o mototaxista Cícero Barbosa Dantas, 50 nos de idade conhecido por “Carmelho” residente no endereço da vítima.
O menor ainda chegou ser socorrido ao Hospital Municipal de Missão Velha, mas não resistiu ao ferimento, vindo a óbito. Após o ato delituoso o acusado evadiu-se do local seguindo destino ignorado.
A polícia militar de Missão Velha informou que tomou conhecimento através de populares residentes próximo a casa dos envolvidos, que na noite do dia anterior, os dois filhos de “Carmelho”, dentre eles o assassinado são viciados em drogas e traficantes, eles teriam espancado pai e tomado a motocicleta em que o genitor trabalha como mototaxista para irem a uma festa, e que manhã de domingo, os dois jovens queriam novamente utilizar o veículo sendo impedido e partiram para um nova agressão contra “Carmelho” que reagiu disferindo um golpe de faca no filho mais novo que veio falecer para em seguida fugir para lugar ignorado.
FUGITIVO DE PRESÍDIO É LOCALIZADO NO INTERIOR DE MIRANDIBA
Um foragido da justiça do Presídio de Canhotinho, E. C. de M, 40 anos, conhecido como VERÔCA, foi interceptado pela PM quando estava ameaçando familiares e populares no Sítio Telha, Zona Rural de Mirandiba, neste domingo, dia 28 de janeiro. O mesmo é acusado de ter praticado um homicídio na cidade de Mirandiba no ano de 2007.
Com a chegada da PM o acusado tentou fuga, momento em que foi preso em cumprimento ao Mandado de prisão sendo encaminhado a DPC de Salgueiro onde foi registrada a ocorrência e posteriormente recolhido ao presídio local.
CANTOR TARGINO GONDIM, SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA PONTE PRESIDENTE DUTRA ENTRE PETROLINA E JUAZEIRO E USA REDES SOCIAIS PARA ACALMAR FÃS
O cantor e compositor Targino Gondim se envolveu num engavetamento na Ponte Presidente Dutra, entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), na noite de sábado, 27 de janeiro. Ele se dirigia ao Carnaval antecipado da cidade baiana quando o acidente aconteceu.
Diante da situação e da repercussão nas redes sociais, o cantor usou seu perfil no Instagram para acalmar os fãs e explicar o ocorrido. “O Carnaval de Juazeiro lá do outro lado, e a gente ficou engarrafado aqui com uma pancada que tomamos aqui no fundo do carro, aqui na ponte. É assim mesmo… Manter a calma agora para resolver as coisas“, frisou ele, num vídeo. Ninguém ficou ferido.
FESTA DE JANEIRO DE OURICURI EM 4 NOITES, COM PÚBLICO MÉDIO DE 50.000 PESSOAS POR NOITE, POLICIA MILITAR REGISTRA COMO EVENTO MAIS SEGURO DOS ÚLTIMOS ANOSCom um público estimado de 50.000 pessoas por noite, foram registradas apenas 5 ocorrências de menor potencial ofensivo nas 4 noites de festa em Ouricuri, média de uma ocorrência por noite (desordem e vias de fato).
“O resultado é prova de um planejamento eficiente, integração das instituições, responsabilidade e empenho dos Oficiais e praças da PMPE, somado as restrições e orientações acordadas com Ministério Público, Prefeitura, através de suas Secretarias e Assessorias, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros, postas em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta)”, além do apoio da Segurança Privada”, informou o Coordenador Geral da Segurança PMPE no Evento e Subcomandante do Batalhão, Major Carvalho.
O 7° BPM lançou média de 80 Policiais Militares por noite de festa, dentre Patrulhas no pátio interno, Guarnições em Bloqueios nos acessos da cidade e rondas no Quarteirão do Evento.
Revista padrão com a utilização de detectores de metais no acesso do evento e a proibição de fornecimento de bebidas em recipientes de vidro e acesso ao pátio com os mesmos, foram fatores imprescindíveis para o êxito da Operação.
A SDS disponibilizou equipe da Operação Lei Seca, antes, durante e após o evento, a qual realizou importante serviço na prevenção a acidentes de trânsito.
Parabenizamos todos os Policiais Militares do 7° BPM e hipotecados de outros Batalhões, Oficiais Coordenadores que trabalharam nas 4 noites do evento e demais Instituições envolvidas no Plano de Segurança da Festa.
Parabenizamos os Policiais Militares recém-formados e transferidos recentemente ao 7° BPM, os quais chegaram imbuídos do espírito de servir ao povo do Araripe.
POLICIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO E PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM SANTA CRUZ
Sábado, dia 27 de janeiro, por volta das 11 horas da manhã, Policiais da Equipe Malhas da Lei PC-PE, PM-PE, NIS-04 e GT local, sob a coordenação da Delegacia Seccional e Comando de Dr. Moary Drumond, deram cumprimento ao MP 979.65.2017.8.17.1020 expedido pelo Juiz de Direito Dr. Lucas Cristovam Pacheco desta Comarca de Ouricuri-PE., em desfavor de ERALDO VIEIRA RODRIGUES, pelo crime de tráfico de drogas, residente no Sitio Piranhas, ele foi preso no centro de Santa Cruz. Após os procedimentos de praxe o mesmo fora conduzido a cadeia publica de Ouricuri-PE.
HOMEM É ASSALTADO, AGREDIDO E SEQUESTRADO EM GRANITO
A vítima ROBERTO MOREIRA DO NASCIMENTO, 30 anos, foi abordada por dois elementos em uma moto, na frente de sua residência, na rua Josefa de Alencar em Granito, um deles armado com revolver e o obrigou a retornar até a citada agência que estava fechada por conta do horário de almoço. Ao abrir o estabelecimento, onde apenas um dos criminosos adentrou, recolheu a arma e o colete balístico usado pelo vigilante, o DDR (equipamento de armazenamento de imagens feito pelas câmeras de segurança), e quantia não identificada até o momento. Após o assalto o meliante fugiu no veículo da vítima, um Ecosport vermelho placa MYJ 9197, levando consigo o gerente o qual foi liberado na estrada da Barra, bem como tendo abandonado o veículo numa vicinal. A GT só tomou conhecimento por volta das 14 horas e 30 minutos dessa sexta-feira, 26 de janeiro, depois da vítima ter sido liberada. A vítima sofreu coronhadas na cabeça e a todo tempo era informado que sua família estaria na sua residência sob ameaça. Após ser socorrido por populares que passavam na estrada da Barra, recebeu atendimento médico e a PF foi acionada para perícia no local. O veículo foi recuperado pela GT de Granito. Buscas estão sendo realizadas na região com o apoio do GATI, mas até o momento sem êxito.
HOMEM É PRESO POR PORTE DE ENTOPCENTE EM BODOCÓ
Por volta das 08 horas e 40 minutos de sexta-feira, 26 de janeiro, após levantamento realizado em operação conjunta pelo NIS-4, Malhas da Lei PMPE e PCPE, de que na Rua Belém, nº 49, Bairro Vila São Francisco, na cidade Bodocó, havia a comercialização de entorpecentes. A GE do GATI do 7º BPM se deslocou ao local informado e com autorização do acusado, JOSÉ EVANIO DE SOUZA, 31 anos, foi realizado buscas e encontrado uma pequena quantidade de substância vegetal semelhante à maconha. Ao ser indagado sobre a existência de mais drogas no recinto, ele informou que havia mais uma pequena quantidade enterrada no terreno baldio em frente a sua residência, sendo encontrados 05 (cinco) papelotes de substância semelhante à cocaína, pensando 05 (cinco) gramas e mais 06 (seis) trouxinhas de maconha, pensando 10 (dez) gramas, também foi apreendida com o imputado, a quantia de R$ 1007,00 (um mil e sete reais). Diante da situação, o homem e o material apreendido, foram encaminhados a DP de Ouricuri para serem tomadas as medidas cabíveis.
DURANTE DISCUSSÃO EM FAMÍLIA HOMEM LESIONA CUNHADA COM FOICE EM GRANITO
O policiamento tomou conhecimento que no Sítio Bela Vista em Granito, teria havido uma lesão corporal. De imediato a GT de Exu se deslocou, juntamente com a GE do GATI, o acusado, FRANCISCO ALVES DA CRUZ, 48 anos, casado, agricultor, foi localizado e o mesmo relatou que discutiu com seus familiares, não informando o motivo da discussão e, de posse de uma foice, arremessou na altura da perna direita da vítima, ANTONIA GALDINO DA CONCEIÇÃO, 49 anos, agricultora, que é sua cunhada, causando lesões leves. O mesmo foi detido e encaminhado a DPC de plantão em Ouricuri, para tomarem as medidas cabíveis.
HOMEM É DETIDO EM BOSOCÓ ACUSADO DE FURTO DE CELULARES E REPASSE DOS OBJETOS
Por volta das 16 horas e 40 minutos desse sábado, 27 de janeiro, a GT de Bodocó foi solicitada pela vítima para atender ocorrência de furto na rua Antônio Carlos de Souza, sendo que o crime teria ocorrido na madrugada do dia 24, e que três aparelhos celulares teriam sido furtados pelo acusado, ANTONIO MARCOS CARDOSO SIQUEIRA, 20 anos, solteiro, desocupado, logo em seguida negociou com outras pessoas que desconheciam a origem ilícita dos objetos. Todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia de plantão para providências cabíveis.
MOTOTAXISTA É DETIDO POR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO EM BODOCÓ
A Patrulha Rural de Bodocó se encontrava efetuando rondas na Vila São Francisco, naquela cidade, quando por volta das 21 horas e 35 minutos, se deparou com a pessoa identificada como FRANCISCO DE ASSIS LEOPODINO, 47 anos, casado, mototaxista, conduzindo a moto Yamaha Factor, cor vermelha, ano 2011, placa PFU 4496, com fortes ruídos, provocando perturbação do sossego e, com manobras bruscas colocando em risco a vida de pedestres. O mesmo foi detido, a moto apreendida e encaminhados a DPC local, para tomarem as medidas cabíveis.
DUPLA É DETIDA EM BODOCÓ POR VIAS DE FATO
A Patrulha Rural de Bodocó, foi acionada para atender uma ocorrência de desentendimento entre colegas neste sábado, 27 de janeiro, na rua josé Marques na Vila São Francisco em Bodocó e ao chegar no local constatou que se tratava das pessoas de FRANCISCO DENIS DE CARVALHO ALVES SOBRINHO, vulgo DENOCA, 25 anos e PAULO RICARDO AVELINO DA SILVA, vulgo PAULINHO DE JOÃO PRETO, 28 anos, solteiro, motorista, que estavam bebendo em uma chácara e por motivos desconhecidos, entraram em vias de fato chegando a causarem um no outro lesões leves. Ambos foram conduzidos à delegacia local para procedimentos cabíveis, e confeccionado o boletim de ocorrência.
HOMEM AGRIDE ESPOSA A SOCOS POR ELA NÃO CONCORDAR QUE ELE VÁ A FESTA EM OURICURI
A Patrulha Rural de Ouricuri, durante a Operação Interior Seguro, no último sábado, 27 de janeiro, realizava patrulhamento no bairro Canacuí quando foi acionada pela vitima, uma mulher de 29 anos, casada, dona de casa, a qual informou que o seu marido havia dito que ia para festa, e como a mesma não concordou, o mesmo a agrediu com dois socos nas costas dela e saiu de casa. A GT fez diligências e conseguiu encontrar o acusado, FLÁVIO BEZERRA FRANÇA, 26 anos, servente e conduzindo ambos para delegacia para providências cabíveis.
PM CONFIRMA MORTE POLICIAL DO GATI, ASSASSINADO COM TIRO NA TESTA EM ITAPISSUMA E EMITE NOTA DE PESAR
Um policial militar do 17º Batalhão foi morto com um tiro na cabeça, na noite do último domingo, dia 28 de janeiro, por volta das 21 horas, na rua Carla Antônia, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. O cabo Valmir Valdeci dos Santos, de 41 anos, era soldado do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e foi assassinado no momento que estava em uma ocorrência policial.
Segundo a polícia, Valdeci, como era conhecido, foi acionado para uma ocorrência de disparo de arma de fogo na Comunidade Cidade Criança. O disparo, inclusive, teria atingido um morador da localidade. Ao chegar na comunidade, ele foi surpreendido pelo criminoso, que efetuou um disparo de revólver calibre 38. O autor, Klebson Ferreira Lemos, conhecido como Kiko, de 32 anos, ainda tentou fugir, mas foi detido.
Valdeci foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, também na RMR, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também na RMR. Ele foi novamente transferido e encaminhado ao Hospital da Restauração, na área Central do Recife, onde não resistiu e morreu após sofrer duas paradas cardíacas.
O criminoso foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A arma utilizada no crime também foi levada ao DHPP. Kiko foi autuado em flagrante por homicídio qualificado (contra agente de segurança). O caso foi registrado pelo delegado Adyr Almeida.
Por meio de nota, a Polícia Militar de Pernambuco lamentou o ocorrido e informou que o cabo trabalhava há 12 anos na corporação. O comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, externou as condolências a todos os amigos e familiares do cabo da Polícia Militar de Pernambuco.
O policial deixou esposa e dois filhos.
É com profundo pesar que a Polícia Militar de Pernambuco informa o falecimento do CB PM Valmir Valdeci dos Santos, de 41 anos, lotado no 17° Batalhão, no qual fazia parte do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI),
O Comandante Geral, coronel Vanildo Maranhão, em nome de toda a Corporação, externa as condolências a todos os amigos e familiares do CB PM Valdeci, há 12 anos na Corporação, tombado no estrito cumprimento do dever legal. O policial deixa esposa e dois filhos.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/PMPE/PCPE/PARCEIROS