Cinco morrem e dois ficam feridos em acidente na BR-324 na Bahia
No início da tarde dessa segunda-feira, 30 de maio, cinco pessoas morreram e duas ficaram feridas em uma colisão frontal entre o caminhão e um carro de passeio na BR-324, em frente ao posto fiscal Honorato Viana, na altura de Candeias, sentido Salvador. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que esteve no local para atender as vítimas e socorrer os feridos. De acordo com a Central de Polícia, ainda na tarde dessa segunda-feira, três pessoas ainda estavam presas as ferragens. As informações iniciais dão conta de que o acidente aconteceu após um dos veículos invadirem o canteiro central. A PRF aguarda a chegada do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil para a remoção dos corpos e perícia no local.
Grupo é preso tentando fraudar o concurso da PM em pernambuco
A Polícia Civil de Pernambuco desarticulou um grupo suspeito de tentar fraudar o concurso da Polícia Militar (PM), que ocorreu na manhã de ontem (29), em várias cidades de Pernambuco. De acordo com a corporação, a quadrilha tentou burlar o certame com a utilização de pontos eletrônicos para repassar gabaritos a uma pessoa que estava do lado de fora do prédio onde a prova era realizada. O grupo planejava atuar tanto na capital como no interior do estado. Ao todo, 13 pessoas foram presas, incluindo professores, candidatos e o líder do esquema.
De acordo com o diretor metropolitano da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral, os professores fizeram as provas relativas às suas matérias e, faltando 15 minutos para o fim do tempo estipulado, saíram e entregaram os gabaritos para o líder, que estava dentro de um carro, em local não divulgado, no Recife.
Segundo o policial, o concurso não foi prejudicado, pois os agentes prenderam o cabeça da operação antes que pudesse repassar os gabaritos aos candidatos que seriam beneficiados com a fraude. Amaral acrescentou que a regra que estipula que os candidatos só podem deixar os locais de prova faltando 15 minutos para o fim, foi criada, justamente, para pegar esse grupo que já vinha sendo investigado.
“As famílias [dos candidatos] têm muito a lamentar. Pais e mães que estiveram aqui e presenciaram seus filhos sendo presos por fraude, justamente em um concurso de pessoas que vão tentar combater a criminalidade”, afirmou Joselito Amaral. Os suspeitos foram pegos em várias cidades do estado, mas a maioria deles na Região Metropolitana do Recife.
A polícia informou que as investigações continuam e outras pessoas podem estar envolvidas. Além dos presos, os agentes apreenderam modernos pontos eletrônicos e um Honda Civic prata, onde estava o líder do esquema. Todos os presos serão ouvidos e, na segunda-feira pela manhã, serão encaminhados para audiência de custódia. Todos responderão pelo crime de fraude.
Coordenada pela Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, as investigações tiveram início há pouco mais de um mês. O material apreendido foi encaminhado para a sede do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Mais informações da ‘Operação Ponto Eletrônico’ serão divulgadas nesta segunda-feira (30) na sede da Secretaria de Defesa Social. Ao todo, 50 policias civis e 162 PMs trabalharam na operação.
Com mais de 121 mil inscritos – cerca de 80 candidatos concorrendo a uma única vaga – este concurso da Polícia Militar é tido como um dos maiores já vistos no estado. Eles vão disputar as 1.500 vagas disponíveis. A relação de candidatos por vaga é quase o triplo do número de concorrentes a uma vaga do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2014.
Na época, havia 30,2 candidatos disputando uma das vagas no curso da universidade.
Homem é preso em Petrolina, após espancar companheira
Cícero da Silva, 36 anos, foi preso nesse final de semana, no bairro Cosme e Damião, zona oeste de Petrolina. Segundo informações da Central de Operações do 5º Batalhão da PM, ele estava espancando sua companheira, uma mulher de 21 anos. Populares acionaram a polícia, que encaminhou uma guarnição até o local. Ao chegarem na residência, os policiais ainda ouviram os gritos da vítima. Como as portas estavam trancadas, a equipe de PM cercou a casa, entrou em seguida e prendeu o acusado.
Jovem é encontrado morto após sair de festa em Trindade
Um agricultor de nome Nilton da Silva Souza, com 30 anos, morreu após ser atingido por um tiro, na madrugada desta segunda-feira, 30 de maio, em Trindade. O crime ocorreu em frente a um bar no Sítio Socorro, Zona Rural do município, onde ocorria uma festa. Dois homens são suspeitos de cometer o homicídio.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o homem foi encontrado sentado no banco do motorista com uma perfuração provocada por arma de fogo. Do lado do passageiro haviam quatro perfurações de bala no vidro. A vítima foi atingida no ombro e morreu no local.
Testemunhas disseram a polícia que após o quinto tiro, dois suspeitos foram vistos saindo do local do crime em uma moto. Ainda de acordo com populares, durante a festa, o homem discutiu com alguém e também teria batido em uma moto quando tentou dar ré no caro em que estava, ao sair da festa.
Este é foi o 9º homicídio do mês de maio no Sertão araripeano. Em 2016, já foram registrados 51 assassinatos nos 10 municípios da região.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/PMPE/Polícia Civil/SDS