Nascida em 1911, a salgueirense MARIA PEREIRA NEVES, conhecida por ‘DONA LIA’, completou 110 anos nessa sexta-feira, 14 de maio. Motivo de muita celebração, não só pela sua longínqua trajetória de vida, como também por ter conseguido a façanha de ter sobrevivido a duas pandemias de grandes proporções.
DONA LIA foi a primeira moradora de Salgueiro a receber a vacina de Oxford/Fiocruz, no final de janeiro, depois de a prefeitura iniciar a campanha de vacinação com doses da Coronavac/Butantan no Lar São Vicente. Ela já recebeu as duas doses e está tecnicamente imunizada contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Entre os 7 e 9 anos, no período de 1918 a 1920, DONA LIA também vivenciou e resistiu à pandemia de Gripe Espanhola, provocada pelo vírus H1N1, uma variação do vírus Influenza A. Na época, a doença matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o planeta e tirou a vida até do presidente brasileiro, Rodrigues Alves.
Parabéns FONA LIA, por ser essa forte sertaneja, que não sucumbiu às intempéries que atingiram a raça humana nas últimas 11 décadas e praticamente se tornou um ícone de sobrevivência e resiliência no Sertão pernambucano. (Alvinho Patriota).
Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS/Extraído do Blog do Alvinho Patriota – Salgueiro-PE