A Suécia venceu a Suíça por 1 x 0 e avançou às quartas-de-final da Copa do Mundo. Com isso, o país escandinavo volta ao grupo dos oito melhores times de uma Copa após 24 anos. A última vez foi em 1994, nos Estados Unidos, competição vencida pelo Brasil, quando chegou até as semifinais.
Foi uma partida que exigiu muito do sistema defensivo sueco, sobretudo no segundo tempo. Mas a defesa se comportou bem e garantiu a vitória. Lá na frente, Fosberg fez o gol da vitória. Após a partida, o treinador sueco Janne Andersson exaltou o esforço da equipe.
No confronto que definiu a dona da última vaga às quartas de final da Copa do Mundo, deu Inglaterra. Na partida amarrada e de muita confusão, não faltou emoção no Estádio Spartak, em Moscou. Com o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, a partida foi definida nas penalidades máximas. Na decisão, a Colômbia desperdiçou duas cobranças e deu adeus ao Mundial da Rússia.
Com o resultado, os ingleses avançam e encaram a Suécia na próxima fase. Já os colombianos caem nas oitavas pela segunda vez consecutiva em Copas — em 2014, perdeu para o Brasil.
Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/Agência Brasil/Gauchazh